ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
|
SÉRIE:1º
ANO A
|
||
PROFESSOR:ANDRÉ LUIZ COSMO
|
|||
CONTEÚDO:O QUE PERMITE O ALUNO VIVER EM
SOCIEDADE
|
HORAS/AULA:06
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO:22/06/2020
|
DATA DE
ENTREGA:06/07
|
||
OBJETIVO DA AULA: . Desenvolver a
capacidade de reflexão e compreensão de conteúdos e temas trabalhados em sala
JUSTIFICATIVA:ATIVIDADE
SEMANAL 2º BIMESTRE
PRODUZIR UMS REFLEXÃO SOBRE PROCESSO DE
SOCIALIZAÇÃO.
COMPREENDER AS DINAMICAS DE RELAÇÃO E INTERAÇÃO
SOCIAL :ATIVIDADE SEMANAL 2º BIMESTRE
Nº aulas
04
|
Nº
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER? O QUE PERMITE O ALUNO VIVER EM
SOCIEDADE?
|
PÁGINAS DO
LIVRO/
|
1
– Você já
se questionou sobre o que é necessário para vivermos
em sociedade?
2
- Seria possível
uma pessoa, ao nascer, sobreviver e crescer distante do convívio
com outros indivíduos?
3
– Será que os seres
humanos nascem com habilidades sociais previamente programadas ou necessitam
desenvolvê-la
por meio do contato com outros seres humanos?
4
– Até que ponto somos
resultado das influências dos outros à nossa volta??
QUESTIONÁRIO
1)Todos os seres vivos
estabelecem relações uns com os outros. Essas interações são chamadas de
relações ecológicas. A sociedade é um tipo de relação ecológica em que
a)
organismos de espécies diferentes estabelecem
divisão de trabalho e trabalham juntos em prol do sucesso da comunidade.
b)
organismos de uma mesma espécie estão unidos
anatomicamente e trabalham de modo cooperativo.
c)
organismos de espécies diferentes associam-se
anatomicamente e estabelecem divisão de trabalho.
d)
organismo de uma mesma espécie organizam-se de
modo que todos os organismos trabalhem de maneira cooperativa.
e)
organismos de uma mesma espécie associam-se nos
momentos de captura de presas.
2) Analise as alternativas a
seguir e marque aquela que indica corretamente o ponto que diferencia a
sociedade de uma colônia.
a)
Na colônia, alguns indivíduos são prejudicados
na interação.
b)
Na sociedade, todos os organismos estão
anatomicamente unidos.
c)
Na colônia, todos os organismos envolvidos
apresentam mesma forma anatômica.
d)
Na sociedade, existe divisão de trabalho; na
colônia, não.
e)
Na colônia, os organismos estão unidos
anatomicamente.
3) Quando falamos em sociedade,
logo imaginamos a sociedade das abelhas e suas diferentes castas (operárias,
rainha e zangões). Cada uma das castas tem um papel bem estabelecido, sendo a
rainha a única fêmea fértil da colmeia. Analisando a estrutura de uma
sociedade, podemos concluir que se trata de uma relação:
a) intraespecífica
harmônica.
b) interespecífica
harmônica.
c) intraespecífica
desarmônica.
d) interespecífica
desarmônica.
e) intraespecífica
neutra.
4) (Fatec) Abelhas apresentam três
castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da
colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de
trabalho caracteriza
a) sociedade
isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
b) sociedade
heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
c) colônia
heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas.
d) colônia
isomorfa com relações interespecíficas harmônicas.
e) colônia
heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
5) A sociedade é uma relação
ecológica bem conhecida, sendo o seu exemplo clássico a sociedade das abelhas.
Apesar de ser o exemplo mais conhecido, elas não são os únicos animais que
estabelecem essa relação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que
indica outros organismos que vivem em sociedade.
a) Caravela-portuguesa.
b) Corais.
c) Formigas.
d) Bactérias.
e) Jacarés.
O pai, mãe ou responsável deverá acompanhar se o
filho está fazendo as atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário