segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sociologia- Prof André

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
SÉRIE:1º ANO A  
PROFESSOR:ANDRÉ LUIZ COSMO
CONTEÚDO:O QUE PERMITE O ALUNO VIVER EM SOCIEDADE
HORAS/AULA:06
PERÍODO: DATA DE ENVIO:22/06/2020
DATA DE ENTREGA:06/07


OBJETIVO DA AULA: . Desenvolver a capacidade de reflexão e compreensão de conteúdos e temas trabalhados em sala
JUSTIFICATIVA:ATIVIDADE SEMANAL 2º BIMESTRE
 PRODUZIR UMS REFLEXÃO SOBRE PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO.

COMPREENDER AS DINAMICAS DE RELAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL :ATIVIDADE SEMANAL 2º BIMESTRE


Nº aulas 04
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER? O QUE PERMITE O ALUNO VIVER EM SOCIEDADE?

PÁGINAS DO
LIVRO/ 


1                   Você já se questionou sobre o que é necessário para vivermos em sociedade?
2                   - Seria possível uma pessoa, ao nascer, sobreviver e crescer distante do convívio com outros indivíduos?
3                   Será que os seres humanos nascem com habilidades sociais previamente programadas ou necessitam desenvolvê-la por meio do contato com outros seres humanos?
4                   Até que ponto somos resultado das influências dos outros à nossa volta??

QUESTIONÁRIO

1)Todos os seres vivos estabelecem relações uns com os outros. Essas interações são chamadas de relações ecológicas. A sociedade é um tipo de relação ecológica em que
a)           organismos de espécies diferentes estabelecem divisão de trabalho e trabalham juntos em prol do sucesso da comunidade.
b)           organismos de uma mesma espécie estão unidos anatomicamente e trabalham de modo cooperativo.
c)           organismos de espécies diferentes associam-se anatomicamente e estabelecem divisão de trabalho.
d)           organismo de uma mesma espécie organizam-se de modo que todos os organismos trabalhem de maneira cooperativa.
e)           organismos de uma mesma espécie associam-se nos momentos de captura de presas.
2) Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o ponto que diferencia a sociedade de uma colônia.
a)  Na colônia, alguns indivíduos são prejudicados na interação.
b)  Na sociedade, todos os organismos estão anatomicamente unidos.
c)  Na colônia, todos os organismos envolvidos apresentam mesma forma anatômica.
d)  Na sociedade, existe divisão de trabalho; na colônia, não.
e)  Na colônia, os organismos estão unidos anatomicamente.
3) Quando falamos em sociedade, logo imaginamos a sociedade das abelhas e suas diferentes castas (operárias, rainha e zangões). Cada uma das castas tem um papel bem estabelecido, sendo a rainha a única fêmea fértil da colmeia. Analisando a estrutura de uma sociedade, podemos concluir que se trata de uma relação:
a)  intraespecífica harmônica.
b)  interespecífica harmônica.
c)  intraespecífica desarmônica.
d)  interespecífica desarmônica.
e)  intraespecífica neutra.
4) (Fatec) Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de trabalho caracteriza
a)  sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
b)  sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
c)  colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas.
d)  colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas.
e)  colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.
5) A sociedade é uma relação ecológica bem conhecida, sendo o seu exemplo clássico a sociedade das abelhas. Apesar de ser o exemplo mais conhecido, elas não são os únicos animais que estabelecem essa relação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica outros organismos que vivem em sociedade.
a)  Caravela-portuguesa.
b)  Corais.
c)  Formigas.
d)  Bactérias.
e)  Jacarés.


O pai, mãe ou responsável deverá acompanhar se o filho está fazendo as atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário