terça-feira, 28 de julho de 2020

História- Histórias sobre ser mulher

ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
                                                
DISCIPLINA: História                                                     SÉRIE/ANO: 1° E.M
                                                
PROFESSOR: Amauri Matos                          
                                                
NOME DO ALUNO:                                                                                            
CONTEÚDO: 
     Histórias sobre ser mulher                                            HORAS/AULA: 4
                                                
                  PERÍODO: DATA DE ENVIO:                   DATA DE ENTREGA:   
                                      06/07/2020                                              21.07.2020
Objeto de conhecimento
O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.  
Habilidade  
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.  


A condição da mulher na sociedade variou muito ao longo da história. O exercício de direitos, o cumprimento de deveres, as representações, as formas de ser e de viver das mulheres de diferentes épocas e lugares foram influenciados pelos contextos
históricos, políticos e sociais dos quais elas faziam parte. Refletir sobre a condição feminina ajuda a compreender melhor esses contextos. Ao mesmo tempo, lança luz sobre as contradições do mundo em que vivemos.
Iremos estabelecer uma comparação entre o ser mulher na Grécia e na Roma antigas. Para finalizar, vamos refletir sobre as conquistas e os desafios das mulheres brasileiras nos dias de hoje.

Parte 1

Se possível, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PNVOEM5AMns

Leia agora o Texto 1 e 2 sobre a vida das mulheres na Roma Antiga. 
  
Texto 1 
Em todas as fases da vida, havia muitas diferenças entre homens e mulheres da Grécia Antiga. As mulheres gregas abastadas viviam separadas dos homens em cômodos diferentes reservados a elas dentro da casa, chamados de gineceus, onde ficavam confinadas a maior parte do tempo. As mansões da elite eram divididas em duas partes, masculina e feminina. As meninas também pouco contato tinham com os meninos depois da primeira infância, como mandava a boa educação. Elas tinham brinquedos que se referiam à vida que teriam como adultas, basicamente como mães e donas de casa, dedicadas à costura da lã, ao cuidado dos filhos e ao comando dos escravos domésticos. 
[...] 
Com relação à reprodução da espécie, os gregos acreditavam que o sêmen encontrava na mulher apenas um terreno para que desenvolvesse e uma criança fosse produzida. [...] Se uma mulher não produzisse filhos, por esse raciocínio, isso se devia
                           a    uma    falha    dela    e    o    marido    podia    divorciar-se
justificadamente.  
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 43-46. 

Texto 2 
[...] Elas [as mulheres] nunca foram consideradas cidadãs e, portanto, não podiam exercer cargos públicos. No entanto, provavelmente por influência dos costumes etruscos, mais liberais com relação a elas, as romanas não viviam isoladas, como as gregas, estavam sempre fisicamente presentes, tanto na vida doméstica, como na vida pública. As mulheres romanas
podiam ser educadas e chegavam a tomar parte das
campanhas eleitorais, assim como a escrever poesias. 
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 94. 

Você acha que há semelhanças ou diferenças nas formas como viviam as mulheres citadas nos textos? Quais?
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Parte 2

As mulheres gregas não participavam da política e estavam sempre subordinadas a
um homem inicialmente, o pai; depois, o marido. Eram destinadas ao casamento,
que era arranjado pelos homens, e tinham a obrigação de se tornarem mães. Viviam dedicadas aos cuidados domésticos e familiares. Contribuíam em rituais públicos
religiosos, o que, de certa forma, lhes conferia atuação pública na sociedade. Na democracia de Atenas, apenas os homens atenienses adultos e livres eram considerados cidadãos.
As mulheres romanas, por sua vez, também exerciam prioritariamente as funções domésticas e com a família. De forma semelhante ao que ocorria na Grécia, elas
eram educadas desde cedo para esse fim e deviam submissão aos homens. Talvez a diferença essencial estivesse na participação pública dessas mulheres e na
possibilidade de exercerem diferentes ofícios e conquistarem renda própria. As
mulheres romanas tinham influência na vida política, embora não pudessem ocupar
postos na magistratura, mas podiam, entre outras coisas, adquirir terras. Mulheres que ficavam viúvas geralmente em razão da morte do marido na guerra
assumiam a função de administrar a família, inclusive gerindo recursos financeiros.

Atividade

Preencha a tabela com a letra G, R e N, representando respectivamente Mulheres da
Grécia, Mulheres de Roma e Nenhuma das duas alternativas. Pesquise na internet ou seu livro didático se quiser.
    Exemplo
Viviam sob a autoridade de um homem, que podia ser o pai ou o marido, por exemplo.  
G/R
Tinham a responsabilidade plena sobre os afazeres domésticos e os cuidados com a família.  

Podiam assumir cargos no governo.  

Participavam de rituais religiosos, o que basicamente era o que lhes dava alguma visibilidade na sociedade.  

Podiam frequentar espaços públicos, adquirir terras e administrar a família na ausência do marido.  

Podiam participar das assembleias.  

Havia deusas em sua mitologia, e não apenas deuses.  

Podiam servir ao exército.  




Observe a imagem:

A respeito da condição da mulher na sociedade brasileira no que tange às lutas e às conquistas sociais as mulheres nem sempre puderam exercer direitos políticos como hoje. Porém, ainda há muita discussão quanto a posição social das mulheres no Brasil atual.
Sub-representadas, existem poucas mulheres nos poderes Legislativo e Executivo. Em
2017, por exemplo, dos 513 deputados federais somente 51 eram mulheres. Também no poder Judiciário há menos mulheres do que homens.


Feminicídio: crime de ódio contra as mulheres; assassinato de mulheres pelo fato de serem mulheres.


[...] as mulheres no Brasil não são uma minoria. Somadas, elas compõem 51,48% da população nacional. Podem votar, chefiar famílias, trabalhar em diversos campos, concorrer a cargos públicos, comandar empresas e até mesmo governar a nação. Mas há uma grande diferença entre o poder, teórico, e o conseguir, prático. [...] Mulheres brasileiras têm menor remuneração, sofrem mais assédio, são mais sujeitas ao desemprego e estão sub-representadas na política. [...] O feminicídio é tão frequente que o Brasil é o quinto país com maior taxa de assassinato de pessoas devido à sua condição de serem mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). [...] Mesmo com a população feminina tendo, em média, maior escolaridade, na hora de buscar um emprego e receber o salário, as mulheres ainda são prejudicadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último semestre de 2017 as mulheres brasileiras ganhavam em média R$ 1.879, enquanto os homens recebiam em média R$
2.469, uma diferença de 24%. [...] 
A cada hora, 503 mulheres brasileiras são vítimas de violência, segundo
levantamento do Datafolha. [...]  
Disponível em: <https://fundacaotidesetubal.org.br/noticias/3839/desigualdade-de-genero-no-brasil-uma-realidade-perigosa>. 


Depois de o texto ser lido, responda no caderno às seguintes questões: 
1. O que significa dizer que as mulheres compõem 51,48% da população nacional?
a)      Significa que elas são uma minoria na população brasileira.
b)     Significa que homens e mulheres têm participação igual em termos de porcentagem na população brasileira.
c)      Significa que elas representam um pouco mais da metade da população do Brasil.
d)     Significa que a participação delas na composição da população não tem importância.
e)      Significa que essa participação se reflete em melhores salários para as mulheres.

2.     Considerando a segunda frase do texto, pode-se dizer que a condição das mulheres brasileiras é a mesma que a das mulheres na Grécia e em Roma antigas? ____________________________________________________________________
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3.     Reescreva a frase em que se mostra a diferença salarial entre homem e mulher no Brasil.
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4.     Quantas mulheres são vítimas de violência a cada hora no Brasil?
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5.     Na sua opinião, a vida das mulheres é melhor hoje do que era na Grécia e em Roma na Antiguidade?
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6.     Na sua opinião, o que poderia ser feito para diminuir a discriminação e a violência contra as mulheres?
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