ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: QUIMICA
|
SÉRIE: 1º E.M
|
||
PROFESSOR: JOSIANI
|
|||
CONTEÚDO: Combustão e Combustíveis
|
HORAS/AULA: 4
|
||
PERÍODO: 08/07/2020
|
DATA DE ENTREGA:17/07/2020
|
||
Objetivo: reconhecer os impactos socioambientais
decorrentes da produção e consumo de carvão vegetal e mineral e de outros
combustíveis.
Para finalizar o estudo sobre
combustíveis e combustão, solicito a vocês que interpretem o poema abaixo
‘’Combustível’’
COMBUSTÍVEL
Move e Remove
Reluz e Conduz
Energiza e Acalora
Aprimora e Prontifica.
Entrementes necessita de
comburente
Sem combustão não há produção.
Na utilização, requer reflexão
Da consequência pede clemência
Se há destruição roga reparação A matéria-prima demanda provisão
Contabilização e manutenção.
A perpetuação tem pressa,
Porque a vida vale “à beça”!
Fonte: Elaboração do (a) autor (a).
Após leitura do poema, relacione o que você
aprendeu respondendo às questões:
a) quais
tipos de energia estão implícitos no poema?
b) existe
conotação conceitual? Em quais versos?
c) há
indicativo de impactos ambientais? Em quais palavras?
d) quais
palavras sugerem preservação ambiental?
e) indique
no poema os versos que destacam a valorização da vida
Atividade 2
Realizar a atividade experimental ‘’Queima
do papel e da palha de aço’’. Assista aos vídeos Pontociência – Massa na reação
química ,parte 2 e 3 https://www.youtube.com/watch?v=YmUU44-cp9y https://www.youtube.com/watch?v=Vd28rx90zlQ após assistir responda as
questões abaixo.
1. O
que acontece com o papel quando queimado? E com a palha de aço?
2. O
que acontece com a massa do papel e da palha de aço após a combustão?
3. Como
escolher as quantidades de reagentes em uma transformação química para que não
haja desperdício?
Uma boa aula todos!!!!!
Lembre-se que estou à disposição de todos para
tirar qualquer dúvida.
Logo tudo isso vai passar …. Se cuidem e não saia
de casa! Um grande abraço
Prof. Josiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário