segunda-feira, 6 de julho de 2020

Química- Profª Josiani

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: QUIMICA
SÉRIE: 1º E.M
PROFESSOR:  JOSIANI
CONTEÚDO: Transformação química na natureza e no sistema produtivo
HORAS/AULA: 2
PERÍODO: 23/06/2020
DATA DE ENTREGA:08/07/2020

                                                          

2º BIMESTRE
QUERIDOS ALUNOS INICIAREMOS O 2º BIMESTRE ESPERO CONTAR COM APOIO DE TODOS PARA AS REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES AQUI PROPOSTA, POR ISSO, VAMOS TER MAIS COMPROMISSO COM NOSSAS ATIVIDADES, POIS SEU PROJETO DE VIDA, TAMBEM DEPENDE DE SEUS ESFORÇOS!!!!    
       Objetivo -  identificar os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reações de combustão

Tema: Combustíveis e combustão
Para a realização desta atividade precisa assistir ao vídeo ‘’Experimentos de Química – Queima de alimentos.
 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=33DITMXmd0
Assistam ao vídeo e anote as informações na tabela e respondam as questões abaixo
a.       Os alimentos estudados fornecem a mesma quantidade de energia?
b.      Em que alimento ocorreu maior variação na temperatura?
c.       Conforme a tabela nutricional apresentada no vídeo, é possível relacionar a variação de temperatura com a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras totais e calorias? Justifique
A escolha de um combustível deve considerar outros fatores além do custo e da disponibilidade. É importante também que o combustível a ser escolhido apresente uma boa produtividade de energia. Para estudar o poder calorifico de alguns combustíveis vamos assistir ao vídeo GEPEQ/IQ/USP Experimentos de Química ‘’ Poder Calorifico dos combustíveis ‘’. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=y8VzQzGmiU . É importante comparar a energia liberada na combustão de etanol e querosene e registrar suas considerações.
Continuando os estudos sobre a escolha de um combustível proponha – se a pesquisa nos postos de combustível o custo por litro da gasolina comum e do etanol, escreva sobre a vantagem e desvantagens quanto á produção  e ao uso desses combustíveis , e o estudo por meio de dados tabelados do poder calorifico desses combustíveis .
Para finalizar essa atividade, proponho a vocês que argumentem sobre a escolha do melhor combustível. Utilizando este mesmo percurso, proponho uma atividade complementar para que escolham entre a lenha ou o GLP no preparo dos alimentos, considerando o poder calorifico, os custos e os impactos ambientais.
Além de conhecer os combustíveis e suas propriedades, é importante que todos compreendam como se dá o seu processo de combustão. Para isso sugiro o vídeo ‘’Combustão completa x incompleta’’. Disponível em :
O que a descoberta do fogo trouxe para a humanidade?
De acordo com o vídeo, o que é necessário para ocorrer a combustão?
Quais são as características da combustão completa e incompleta?
De acordo com o vídeo, escreva as características da combustão completa e incompleta do butano. Destaque os reagentes e produtos, e escreva a equação química.
LEMBRETE – O fato de que apenas a presença do combustível não é suficiente para ocorrer a reação de combustão. A combustão deve estar em contato com um comburente, e esses materiais devem receber uma quantidade inicial de energia para reagir. Nesse momento, é importante retomar o significado do ‘’Triangulo da Combustão’’.


Uma boa aula todos!!!!!
Lembre-se que estou à disposição de todos para tirar qualquer dúvida. 
Logo tudo isso vai passar …. Se cuidem e não saia de casa! Um grande abraço
                                                                                                   Prof. Josiani






Nenhum comentário:

Postar um comentário