ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: QUIMICA
|
SÉRIE: 1º E.M
|
||
PROFESSOR: JOSIANI
|
|||
CONTEÚDO: Transformação química na
natureza e no sistema produtivo
|
HORAS/AULA: 2
|
||
PERÍODO: 23/06/2020
|
DATA DE
ENTREGA:08/07/2020
|
||
2º BIMESTRE
QUERIDOS ALUNOS
INICIAREMOS O 2º BIMESTRE ESPERO CONTAR COM APOIO DE TODOS PARA AS REALIZAÇÕES
DAS ATIVIDADES AQUI PROPOSTA, POR ISSO, VAMOS TER MAIS COMPROMISSO COM NOSSAS
ATIVIDADES, POIS SEU PROJETO DE VIDA, TAMBEM DEPENDE DE SEUS ESFORÇOS!!!!
Objetivo
- identificar
os reagentes e produtos e aspectos energéticos envolvidos em reações de
combustão
Tema: Combustíveis e combustão
Para a realização desta atividade precisa assistir ao vídeo
‘’Experimentos de Química – Queima de alimentos.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=33DITMXmd0
Assistam ao vídeo e anote as
informações na tabela e respondam as questões abaixo
a.
Os alimentos estudados fornecem a mesma quantidade de
energia?
b.
Em que alimento ocorreu maior variação na temperatura?
c.
Conforme a tabela nutricional apresentada no vídeo, é
possível relacionar a variação de temperatura com a quantidade de proteínas,
carboidratos, gorduras totais e calorias? Justifique
A escolha de um combustível deve
considerar outros fatores além do custo e da disponibilidade. É importante
também que o combustível a ser escolhido apresente uma boa produtividade de
energia. Para estudar o poder calorifico de alguns combustíveis vamos assistir
ao vídeo GEPEQ/IQ/USP Experimentos de Química ‘’ Poder Calorifico dos
combustíveis ‘’. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=y8VzQzGmiU . É importante comparar a
energia liberada na combustão de etanol e querosene e registrar suas
considerações.
Continuando os estudos sobre a
escolha de um combustível proponha – se a pesquisa nos postos de combustível o
custo por litro da gasolina comum e do etanol, escreva sobre a vantagem e
desvantagens quanto á produção e ao uso
desses combustíveis , e o estudo por meio de dados tabelados do poder
calorifico desses combustíveis .
Para finalizar essa atividade,
proponho a vocês que argumentem sobre a escolha do melhor combustível.
Utilizando este mesmo percurso, proponho uma atividade complementar para que
escolham entre a lenha ou o GLP no preparo dos alimentos, considerando o poder
calorifico, os custos e os impactos ambientais.
Além de conhecer os combustíveis e suas propriedades, é
importante que todos compreendam como se dá o seu processo de combustão. Para
isso sugiro o vídeo ‘’Combustão completa x incompleta’’. Disponível em :
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/combustão-completa-x-incompleta/ e http://research.ccead.pucrio.br/sites/reas/wpcontent/uploads/sites/15/2017/guiaDidaticocombustaoincompleta.pdf/ e
responda as questões a seguir.
O que a descoberta do fogo trouxe
para a humanidade?
De acordo com o vídeo, o que é
necessário para ocorrer a combustão?
Quais são as características da
combustão completa e incompleta?
De acordo com o vídeo, escreva as
características da combustão completa e incompleta do butano. Destaque os reagentes
e produtos, e escreva a equação química.
LEMBRETE – O fato
de que apenas a presença do combustível não é suficiente para ocorrer a reação
de combustão. A combustão deve estar em contato com um comburente, e esses
materiais devem receber uma quantidade inicial de energia para reagir. Nesse
momento, é importante retomar o significado do ‘’Triangulo da Combustão’’.
Uma boa aula todos!!!!!
Lembre-se que estou à disposição de todos para
tirar qualquer dúvida.
Logo tudo isso vai passar …. Se cuidem e não saia
de casa! Um grande abraço
Prof. Josiani
Nenhum comentário:
Postar um comentário