ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE:
1ª SÉRIE EM
|
PROFESSOR: AMANDA
RIBEIRO SOARES
|
NOME DO ALUNO: Nº
|
CONTEÚDO: TRABALHO E
POTENCIA HORAS/AULA:
04
|
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 09.07.2020 DATA
DE ENTREGA: 24.07.2020
|
OBJETIVO/HABILIDADE DA AULA: Identificar os impactos tecnológicos, sociais e históricos da evolução do trabalho mecânico. Analisar a potência do trabalho animal e do trabalho das máquinas para estabelecer padrões de comparação entre elas.
ATIVIDADES
DO CADERNO DO ALUNO
ATIVIDADES 5 - TRABALHO
Antigamente, o
principal meio de transporte urbano em São Paulo era o bonde a “burro”. Todo
trabalho de transportar pessoas e cargas era
feito através dos esforços dos animais. Em 1900, chega ao Brasil a
companhia responsável pela distribuição de energia elétrica e
implantação
do bonde elétrico. Como podemos ver, a ideia de trabalho não está relacionada
apenas a uma atividade humana. Animais e
máquinas
também realizam trabalho, substituindo as atividades
humanas. Quanto maior a distância percorrida e a força
aplicada, maior
é o trabalho realizado, sendo expresso: T = F x d Atualmente,
utilizamse muitos métodos para ampliar a força através de equipamentos e
diminuir a força humana, porém sem diminuir a produção.
|
1. Quais
são as vantagens da ampliação da força humana proporcionada por máquinas,
equipamentos e veículos, e os problemas causados por ela? Por exemplo, as
usinas hidrelétricas: por um lado, abastecem grandes regiões do país com
energia elétrica; por outro, provocam problemas de ordem social e ambiental,
como desmatamento,
assoreamento e poluição, ou seja, degradação do
meio ambiente.
2. Quais
são as conquistas do ser humano que foram possíveis graças às máquinas? Por
exemplo, mineração, carros, navios, usinas
hidrelétricas trazem vantagens
para a humanidade, mas também muitos problemas advindos dessas conquistas.
3. Quais
são as vantagens e desvantagens da substituição do trabalho humano pelo
trabalho mecânico das máquinas e dos robôs? Por
exemplo, as linhas de montagens
das grandes indústrias ou nos campos, que utilizam máquinas automatizadas.
4. A
Pirâmide Quéops, localizada no Egito, foi erguida a cerca de 4500 anos e possui
aproximadamente 140m de altura. Foram utilizados, para a sua construção,
aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra calcária, cada um pesando 2,5
toneladas. Vale lembrar que naquela época não havia escavadeiras e gruas.
Pensando nos métodos utilizados para ampliar a força requerida para construir a
pirâmide, elabore hipóteses de como foram transportadas e erguidas as
pedras.
5. Identifique
as forças existentes nas cenas abaixo. Aponte as que realizam trabalho e as que
não realizam. (figuras no caderno do aluno página 48)
ATIVIDADE 6 – POTENCIA
Quando falamos em uma coisa potente, imaginamos algo
poderoso, forte, capaz de realizar grandes tarefas em um tempo curto. Você pode
utilizar um caminhão para carregar mercadorias, porém um trem é mais potente e
carrega muito mais. Mas como medir o “poder “de uma coisa? A potência está relacionada com o
trabalho que um determinado objeto realiza e com o tempo que leva para realizá-lo.
Portanto, comparando duas máquinas, num mesmo tempo, a mais potente é aquela
que realiza mais trabalho. A potência pode ser expressa matematicamente por P =
𝑇 ∆𝑡 , sendo que: P = potência, medida em watt (W)
T = trabalho, medido em joules (J) ∆t = intervalo de tempo em que o trabalho é
realizado, medido em segundos (s) Sabendo que a potência é o trabalho (J)
dividido pelo tempo (s), concluímos que 1 W = 1 J/s
1- A tabela abaixo apresenta o
trabalho realizado por três motores e seus respectivos intervalos de tempo
gastos para realização desses trabalhos:
MOTOR
|
TRABALHO
|
INTERVALO
DE TEMPO(s)
|
A
|
200
|
2
|
B
|
4.10³
|
20
|
C
|
5.104
|
5.10²
|
Com base nesses dados, responda:
a) Qual
desses motores realiza o maior trabalho? Por quê?
b) Qual
deles é o mais potente? Explique.
2. Uma força
realiza um trabalho de 2400 J em 2 minutos. Qual é a potência dessa força? Dado
= 1 minutos = 60 segundos
3-Qual é o trabalho realizado por uma força de
potência 3 watts, em 20 segundos?
4- A especificação
de uma torneira elétrica apresenta uma potência de 2500 W. Considerando que
esta torneira funcionou durante 2 horas, qual foi a energia consumida nesse
intervalo de tempo, em joules?
Nenhum comentário:
Postar um comentário