sexta-feira, 17 de julho de 2020

Física- Profª Amanda

                                                                                                                                                                                                                    ESCOLA: E.E.PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO                  
 DISCIPLINA: FÍSICA                                                                                                                                         SÉRIE: 1ª SÉRIE EM
 PROFESSOR: AMANDA RIBEIRO SOARES         
NOME DO ALUNO:                                                                                      
 CONTEÚDO: TRABALHO E POTENCIA                                                                                                                                    HORAS/AULA: 04
 PERÍODO: DATA DE ENVIO: 09.07.2020                                                    DATA DE ENTREGA: 24.07.2020

OBJETIVO/HABILIDADE DA AULA: Identificar os impactos tecnológicos, sociais e históricos da evolução do trabalho mecânico. Analisar a potência do trabalho animal e do trabalho das máquinas para estabelecer padrões de       comparação entre elas.

ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO

ATIVIDADES 5 - TRABALHO


Antigamente, o principal meio de transporte urbano em São Paulo era o bonde a “burro”. Todo trabalho de transportar pessoas e cargas era
feito através dos esforços dos animais. Em 1900, chega ao Brasil a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica e
implantação do bonde elétrico. Como podemos ver, a ideia de trabalho não está relacionada apenas a uma atividade humana. Animais e
máquinas também realizam trabalho, substituindo as atividades
humanas. Quanto maior a distância percorrida e a força aplicada, maior
é o trabalho realizado, sendo expresso: T = F x d Atualmente, utilizamse muitos métodos para ampliar a força através de equipamentos e diminuir a força humana, porém sem diminuir a produção.

1.  Quais são as vantagens da ampliação da força humana proporcionada por máquinas, equipamentos e veículos, e os problemas causados por ela? Por exemplo, as usinas hidrelétricas: por um lado, abastecem grandes regiões do país com energia elétrica; por outro, provocam problemas de ordem social e ambiental, como desmatamento,
assoreamento e poluição, ou seja, degradação do meio ambiente. 

2.  Quais são as conquistas do ser humano que foram possíveis graças às máquinas? Por exemplo, mineração, carros, navios, usinas
hidrelétricas trazem vantagens para a humanidade, mas também muitos problemas advindos dessas conquistas. 

3.  Quais são as vantagens e desvantagens da substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico das máquinas e dos robôs? Por
exemplo, as linhas de montagens das grandes indústrias ou nos campos, que utilizam máquinas automatizadas.

4.  A Pirâmide Quéops, localizada no Egito, foi erguida a cerca de 4500 anos e possui aproximadamente 140m de altura. Foram utilizados, para a sua construção, aproximadamente 2,3 milhões de blocos de pedra calcária, cada um pesando 2,5 toneladas. Vale lembrar que naquela época não havia escavadeiras e gruas. Pensando nos métodos utilizados para ampliar a força requerida para construir a pirâmide, elabore hipóteses de como foram transportadas e erguidas as pedras. 

5.  Identifique as forças existentes nas cenas abaixo. Aponte as que realizam trabalho e as que não realizam. (figuras no caderno do aluno página 48)


ATIVIDADE 6 – POTENCIA


Quando falamos em uma coisa potente, imaginamos algo poderoso, forte, capaz de realizar grandes tarefas em um tempo curto. Você pode utilizar um caminhão para carregar mercadorias, porém um trem é mais potente e carrega muito mais. Mas como medir o “poder “de uma coisa? A potência está relacionada com o trabalho que um determinado objeto realiza e com o tempo que leva para realizá-lo. Portanto, comparando duas máquinas, num mesmo tempo, a mais potente é aquela que realiza mais trabalho. A potência pode ser expressa matematicamente por P = 𝑇𝑡 , sendo que: P = potência, medida em watt (W) T = trabalho, medido em joules (J) ∆t = intervalo de tempo em que o trabalho é realizado, medido em segundos (s) Sabendo que a potência é o trabalho (J) dividido pelo tempo (s), concluímos que 1 W = 1 J/s 

1- A tabela abaixo apresenta o trabalho realizado por três motores e seus respectivos intervalos de tempo gastos para realização desses trabalhos:

MOTOR
TRABALHO
INTERVALO DE TEMPO(s)
A
200
2
B
4.10³
20
C
5.104
5.10²

Com base nesses dados, responda:

a)  Qual desses motores realiza o maior trabalho? Por quê?

b)  Qual deles é o mais potente? Explique.

2. Uma força realiza um trabalho de 2400 J em 2 minutos. Qual é a potência dessa força? Dado = 1 minutos = 60 segundos

3-Qual é o trabalho realizado por uma força de potência 3 watts, em 20 segundos?

4- A especificação de uma torneira elétrica apresenta uma potência de 2500 W. Considerando que esta torneira funcionou durante 2 horas, qual foi a energia consumida nesse intervalo de tempo, em joules?

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário