terça-feira, 28 de julho de 2020

Geografia- As mudanças das distâncias geográficas e os processos migratórios




Após a leitura do texto, responda:

a)    Enumere os principais motivos responsáveis pelo número de refugiados venezuelanos.
b)    Construa uma legenda monocromática (mesma cor, diferentes tonalidades) a partir dos dados NO TEXTO sobre os principais países da América do Sul, que são os destinos dos venezuelanos. Siga o exemplo:


De 0 a 100.000 venezuelanos – 1ª legenda
De 100.001 a 130.000 venezuelanos – 2ª legenda
De 130.001 a 250.000 venezuelanos – 3ª legenda
De 250.001 a 266.000 venezuelanos – 4ª legenda
De 266.001 a 700.000 venezuelanos – 5ª legenda

Atividade 2 – Após elaborar sua legenda da questão anterior, pinte o mapa a seguir disponível no caderno do aluno pág. 61, de acordo com a sua legenda (pesquise o mapa político da América do Sul, para correta elaboração do mapa). Não esqueça de colocar título no mapa!!!

Atividade 3 – Leia o texto de apoio a seguir:

A CRISE NA VENEZUELA

     Durante décadas, a política econômica voltada para a exportação de petróleo da Venezuela obteve sucesso, principalmente nos anos em que o preço do barril estava em alta. O governo de Chávez aproveitou a massiva entrada de dólares no país para promover a importação de todos os bens que eram consumidos no país, além de financiar programas de cunho social, despreocupando-se com o desenvolvimento agrícola e industrial do país.
     No entanto, desde meados de 2014, já no governo de Nicolás Maduro, o preço dos barris começou a cair gradualmente. Essa queda pode ser explicada por alguns fatores como a recusa por parte da Arábia Saudita (principal produtora de petróleo do mundo) e outros países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de diminuírem suas produções para manter os preços, além de uma demanda menor do que a esperada da Europa e da Ásia e o aumento da produção de xisto (rocha metamórfica) pelos EUA, viabilizando a produção de petróleo de xisto e gerando uma alternativa às importações advindas da Venezuela.
     Com isso, além de não receber tanto dinheiro como recebia antes (quando os preços estavam em alta), a produção venezuelana desacelerou porque a PDVSA, empresa estatal de petróleos de Venezuela, sofria com infraestrutura precária, devido a já mencionada falta de investimentos no setor industrial e aos escândalos de corrupção. Além disso, no governo Chávez foi criada a Petrocaribe, que consistia em uma aliança entre a Venezuela e os países do Caribe, com o objetivo das ilhas caribenhas comprarem o petróleo venezuelano por meio pagamentos diferenciais (abaixo do preço de mercado).
     Essa queda na produção acentuou o baixo incentivo que as indústrias possuíam de se desenvolverem, e estimulou o setor privado a importar cada vez mais. Tomando como base a dependência dos produtos importados, somado a o decréscimo das exportações, começou a faltar produtos essenciais nos supermercados, levando ao desabastecimento.
     O governo, então, adquiriu dívidas públicas, porque começou a depender muito dessas importações, gastando muito dinheiro. Por isso, a solução encontrada foi imprimir mais dinheiro, para que fosse possível cobrir os desfalques das contas públicas. Porém, ao se imprimir mais dinheiro, a oferta da moeda acaba se tornando maior que a demanda, o que faz com que o preço do dinheiro em si caia, sendo necessário mais dinheiro para comprar as mesmas coisas. Em outras palavras, essa solução fez com que inflação, ou seja, o aumento dos preços, ficasse alta.
     Com o objetivo de manter o valor da moeda local (bolívar), o governo criou uma política cambial para controlar a compra de dólares pela população e obrigou os comerciantes a venderem seus produtos abaixo do preço de custo para que se controlasse artificialmente a inflação, levando inúmeros estabelecimentos a falência. Somada a essa hiperinflação, o governo ainda tinha que expandir seus gastos para garantir a manutenção dos programas sociais.
     Existe até hoje, na política, uma crise na Venezuela muito forte, que coloca de um lado os chavistas e do outro os opositores do governo, e essa oposição é fortemente marcada pela presença das forças armadasEm 2014, protestos populares tomaram conta das ruas em oposição ao governo de Maduro, que repreendeu fortemente a população.



Atividade 4 – Após a leitura do texto anterior, responda as seguintes perguntas em seu caderno de geografia:

a)    Antes de 2014 qual era a principal atividade econômica da Venezuela?
b)    Qual acontecimento de 2014 que prejudicou a principal atividade econômica venezuelana?
c)    Quais eram as principais regiões do mundo que importavam (compravam) o principal produto econômico venezuelano?
d)    O que é PDVSA e Petrocaribe?
e)    Quais foram as estratégias do governo venezuelano para contornar a crise? Essas estratégias deram certo? Justifique.

Atividade 5 – Assista o vídeo a seguir e registre em seu caderno as principais informações sobre a crise da Venezuela.

Vídeo: Geografia - Venezuela a origem da crise



Nenhum comentário:

Postar um comentário