quarta-feira, 29 de julho de 2020

Língua Portuguesa- 14/07 a 31/07

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
SÉRIE: 1ª série Ensino Médio
PROFESSOR: Tatiane V. Cardoso Barbosa
CONTEÚDO:
HORAS/AULA: 15 aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 14/07/2020
DATA DE ENTREGA: 31/07/2020

OBJETIVO DA AULA: Identificar sinonímia e ideias-chave em um texto. Lexicografia: dicionário, glossário e enciclopédia.
JUSTIFICATIVA:   Localizar informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet, entre outros; Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional, o tema e o estilo do gênero textual; Ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica; Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de marcas do discurso reportado e de citações; Posicionar-se criticamente sobre informações e dados pesquisados; Reconhecer, acompanhar e discutir sobre o papel da mídia na elaboração e divulgação de informações e imagens; Realizar práticas de leitura, escrita e análise linguística, a partir dos gêneros poema, crônica, folhetos, fábulas, cartum, entre outros. Diferenciar ideias centrais e secundárias, ou tópicos e subtópicos do texto.

Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PARA FAZER?
PÁGINAS DO LIVRO .
05






07/07/2020
a
 10/07/2020
07/07 – Atividade 1 – Fábula  Prática de Leitura e Escrita – Responda:
• Vocês já ouviram falar de fábula?
• Onde?
• O que são fábulas?
• Para que servem?
• De onde se originaram?
• Quais fábulas vocês conhecem?
• Além de livros, onde é possível encontrá-las?

09/07 – Atividade 2 – Prática de Oralidade – Leitura da descrição sobre o que é fabula e do texto “Dona Conceição e o senhor Joaquim”; Após a leitura da fábula “Dona Conceição e o senhor Joaquim”, responda as questões de a a e.

10/07 – Atividade 3 Assistir a aula pela  TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.








SP Faz Escola, pág. 115,
 116 e 117





Centro de mídias,  TV Educação

05










14/07/2020
a
17/07/2020
14/07 – Atividade 1– Prática de Escrita– Resumo  Prática de Leitura, Escrita e Análise Linguística Responda:
· O que vocês compreendem por resumo de um texto escrito ou oral?
· Qual a finalidade de um resumo?
· Por que resumir um texto é útil

16/07 – Em seu caderno, escreva um resumo do texto “Dona Conceição e o Senhor Joaquim”.

17/07 Assistir a aula pela  TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.
.




SP Faz Escola, pág. 117





Centro de mídias,  TV Educação

05





21/07/2020
a
24/07/2020
21/07 – Atividade 1 –   (SARESP – adaptada) Leia o texto e responda os exercícios 1 e 2:

Corante de açaí aponta placas dentárias
Sucesso em lanchonetes e restaurantes brasileiros, o açaí pode ser muito mais do que um alimento nutritivo e saboroso. O corante da fruta, extraído em laboratório, serviu de base à produção de um composto natural, que poderá ser usado em consultórios odontológicos para ajudar na identificação de placas bacterianas na região bucal. Os ‘evidenciadores’ são produtos aplicados nos dentes para que as áreas atingidas pela placa bacteriana fiquem mais escuras e, assim, possam ser localizadas e tratadas. Na pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o ‘evidenciador’ à base de açaí obteve resultados satisfatórios na localização das placas, revelando 62% a mais do que a placa visível a olho nu. Uma das vantagens do produto é sua composição natural. Outros pontos positivos são o baixo custo de produção e a possibilidade de geração de mão de obra para colheita do açaí.
1.     Com suas palavras, responda: qual é a ideia central do fragmento?
2.     (SARESP) Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta (I) a ideia principal e (II) uma ideia secundária.

23/07 Assistir a aula pela  TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.

24/07 Assistir a aula pela  TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.


Caderno Aprender Sempre
Vol. 2





















Centro de mídias,  TV Educação




Nenhum comentário:

Postar um comentário