ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
|
SÉRIE: 1ª série Ensino Médio
|
||
PROFESSOR: Tatiane V.
Cardoso Barbosa
|
|||
CONTEÚDO:
|
HORAS/AULA: 15 aulas
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 14/07/2020
|
DATA DE ENTREGA: 31/07/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Identificar sinonímia e ideias-chave em um texto.
Lexicografia: dicionário, glossário e enciclopédia.
JUSTIFICATIVA: Localizar
informações visando a resolver problemas, no campo das instituições linguística
e literária, em dicionários, enciclopédias, gramáticas, internet, entre
outros; Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como
na leitura/escuta, considerando a construção composicional, o tema e o estilo
do gênero textual; Ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de
análise crítica; Resumir e resenhar textos, por meio do uso de paráfrases, de
marcas do discurso reportado e de citações; Posicionar-se criticamente sobre
informações e dados pesquisados; Reconhecer, acompanhar e discutir sobre o
papel da mídia na elaboração e divulgação de informações e imagens; Realizar
práticas de leitura, escrita e análise linguística, a partir dos gêneros poema,
crônica, folhetos, fábulas, cartum, entre outros. Diferenciar
ideias centrais e secundárias, ou tópicos e subtópicos do texto.
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PARA FAZER?
|
PÁGINAS DO LIVRO .
|
05
|
07/07/2020
a
10/07/2020
|
07/07 – Atividade 1 – Fábula – Prática
de Leitura e Escrita – Responda:
• Vocês já ouviram falar de fábula?
• Onde?
• O que são fábulas?
• Para que servem?
• De onde se originaram?
• Quais fábulas vocês conhecem?
• Além de livros, onde é possível encontrá-las?
09/07 – Atividade 2 – Prática
de Oralidade – Leitura da descrição sobre o que
é fabula e do texto “Dona Conceição e o senhor Joaquim”; Após
a leitura da fábula “Dona Conceição e o senhor Joaquim”, responda as
questões de a a e.
10/07
– Atividade 3 – Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise
do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no
caderno o título da aula do dia.
|
SP Faz
Escola, pág. 115,
116 e 117
Centro de mídias, TV Educação
|
05
|
14/07/2020
a
17/07/2020
|
14/07 – Atividade 1– Prática de Escrita– Resumo – Prática
de Leitura, Escrita e Análise Linguística – Responda:
· O que vocês compreendem por resumo de um texto
escrito ou oral?
· Qual a finalidade de um resumo?
· Por que resumir um texto é útil
16/07
– Em seu caderno, escreva um resumo do
texto “Dona Conceição e o Senhor Joaquim”.
17/07 – Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise
do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no
caderno o título da aula do dia.
.
|
SP Faz Escola, pág. 117
Centro de mídias, TV Educação
|
05
|
21/07/2020
a
24/07/2020
|
21/07 – Atividade 1 – (SARESP –
adaptada) Leia o texto e responda os exercícios 1 e 2:
Corante de açaí aponta
placas dentárias
Sucesso em lanchonetes e restaurantes brasileiros,
o açaí pode ser muito mais do que um alimento nutritivo e saboroso. O corante
da fruta, extraído em laboratório, serviu de base à produção de um composto
natural, que poderá ser usado em consultórios odontológicos para ajudar na
identificação de placas bacterianas na região bucal. Os ‘evidenciadores’ são
produtos aplicados nos dentes para que as áreas atingidas pela placa
bacteriana fiquem mais escuras e, assim, possam ser localizadas e tratadas.
Na pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(Embrapa), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o
‘evidenciador’ à base de açaí obteve resultados satisfatórios na localização
das placas, revelando 62% a mais do que a placa visível a olho nu. Uma das
vantagens do produto é sua composição natural. Outros pontos positivos são o
baixo custo de produção e a possibilidade de geração de mão de obra para
colheita do açaí.
1.
Com suas
palavras, responda: qual é a ideia central do fragmento?
2.
(SARESP)
Considerando o texto, assinale a alternativa que apresenta (I) a ideia
principal e (II) uma ideia secundária.
23/07 – Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise
do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no
caderno o título da aula do dia.
24/07 –
Assistir a aula pela TV ou centro de
mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina
da aula, registrando no caderno o título da aula do dia.
|
Caderno
Aprender Sempre
Vol. 2
Centro de mídias, TV
Educação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário