terça-feira, 28 de julho de 2020

Avaliação 2º Bimestre



Avaliação 2º Bimestre- 1ª série do E.M.
Nome:________________________________________________________________Data:___/___/____.

Língua Portuguesa e Literatura
Leia o trecho do romance O cortiço e responda à questão 01
[...]
Afinal, já lhe não bastava sortir o seu estabelecimento nos armazéns fornecedores, começou a receber alguns gêneros diretamente da Europa: o vinho, por exemplo, que ele dantes comprava aos quintos nas casas de atacado, vinha-lhe agora de Portugal às pipas, e de cada uma fazia três com água e cachaça; despachava faturas de barris de manteiga, de caixas de conservas, caixões de fósforos, azeite, queijos, louça e muitas outras mercadorias.
[...]
E toda a gentalha daquelas redondezas ia cair lá, ou então ali ao lado, na casa do pasto, onde os operários das fábricas e os trabalhadores da pedreira se reuniam depois do serviço, e ficavam bebendo e conversando até às dez horas da noite, entre o espesso fumo dos cachimbos, do peixe frito em azeite e dos lampiões de querosene.
Era João Romão quem lhes fornecia tudo, tudo, até dinheiro adiantado, quando algum precisava. Por ali não se encontrava jornaleiro, cujo ordenado não fosse inteirinho parar às mãos do velhaco. E sobre este cobre, quase sempre emprestado aos tostões, cobrava juros de oito por cento ao mês, um pouco mais do que levava aos que garantiam a dívida com penhores de ouro ou prata.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Martins, 1959. p. 30-31. (adaptado)

Questão 01
O trecho, aqui reproduzido, apresenta uma das figuras centrais, João Romão, cujo caráter se revela e que , sendo um personagem marcante, nos é apresentado como um tipo humano
(A) divertido e rico.
(B) desonesto e gentil.
(C) caridoso e beberrão.
(D) trabalhador e religioso.
(E) ambicioso e inescrupuloso.

Leia o texto e responda à questão 02.
Nem uma, nem outra
Machado de Assis
Numa tarde do mês de março, entrava no Hotel Ravot um velho mineiro que, nesse mesmo dia chegara de Mar de Espanha7. Trazia um camarada consigo e alojou-se num dos apartamentos do hotel, tendo o cuidado de restaurar as forças com um excelente jantar.
O velho representava ter cinquenta anos, e eu peço perdão aos homens que têm essa idade, sem, todavia, estarem velhos. O viajante de quem se trata, posto viesse de um clima conservador, estava alquebrado. Via-se pela cara que não era homem inteligente, mas tinha nos traços severos do rosto os sinais positivos de uma grande vontade. Era alto, um pouco magro, tinha os cabelos todos brancos. No entanto, era alegre, e desde que chegara à corte divertia-se muito com os espantos do criado que pela primeira vez saía da sua província para vir ao Rio de Janeiro.
Quando acabaram de jantar, amo e criado entraram a conversar amigavelmente e com aquela boa franqueza mineira tão apreciada pelos que conhecem a província. Depois de rememorarem os incidentes da viagem, depois de comentarem o pouco que o criado conhecia do Rio de janeiro, entraram ambos no principal assunto que trouxera o amo ao Rio de Janeiro:
- Amanhã, José, disse o amo, precisamos ver se descobrimos meu sobrinho. Não vou daqui sem levá-lo comigo. [...]
ASSIS, Machado de. Nem uma, nem outra. Contos fluminenses. São Paulo: Clube do livro, 1960. p. 85. (adaptado)

Questão 2
No texto, o narrador revela sua opinião em:
(A) “[...] eu peço perdão aos homens que têm essa idade, sem, todavia, estarem velhos.”
(B) “O viajante de quem se trata, posto viesse de um clima conservador, estava alquebrado.”
(C) “[...] divertia-se muito com os espantos do criado que pela primeira vez saía da sua província para vir ao Rio de Janeiro.”
(D) “Numa tarde do mês de março, entrava no Hotel Ravot um velho mineiro que, nesse mesmo dia chegara de Mar de Espanha.”
(E) “Trazia um camarada consigo e alojou-se num dos apartamentos do hotel, tendo o cuidado de restaurar as forças com um excelente jantar.”

Leia os Textos I e II e responda às questões 03 e 04.

Texto I
POEMA DOS OLHOS DA AMADA
Rio de Janeiro, 1959.
Vinicius de Moraes

Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe nos breus...
Ó minha amada
Que olhos os teus
Quanto mistério
Nos olhos teus
Quantos saveiros
Quantos navios
Quantos naufrágios
Nos olhos teus...
Ó minha amada
Que olhos os teus
Se Deus houvera
Fizera-os Deus
Pois não os fizera
Quem não soubera
Que há muitas eras
Nos olhos teus.
Ah, minha amada
De olhos ateus
Cria a esperança
Nos olhos meus
De verem um dia
O olhar mendigo
Da poesia
Nos olhos teus.
MORAES, Vinicius de. Novos poemas II. Rio de Janeiro, São José: Edições Euterpe LTDA., 1959.
Disponível em: <http://www.viniciusdemoraes.com.br/poesia/livros/novos-poemas>. Acesso em: 04 jun.2018. (adaptado)

Texto II


Questão 03
Os dois textos têm como inspiração a temática amorosa. Entretanto, nota-se que
(A) no poema, o eu lírico expressa seus sentimentos à maneira romântica, ao passo que, na tirinha, o autor usa a ironia para abordar a questão amorosa.
(B) na tirinha, os olhos do garoto chamado Schroeder transmitem seu profundo amor por Lucy, a garotinha e, no poema, os olhos da amada são os responsáveis pelo amor do poeta.
(C) na tirinha, percebe-se que o amor de Lucy não é correspondido e que Schroeder está mais interessado em tocar piano e, no poema, o eu lírico também manifesta sua indiferença.
(D) na tirinha, a alegria de Lucy, no último quadrinho, revela o otimismo do autor que crê no sentimento amoroso, do mesmo modo que, no poema, esse otimismo aparece em meio às descrições realistas.
(E) no poema, há apenas uma preocupação com os mistérios ocultos nos olhos da mulher amada, enquanto na tirinha, Lucy, a garota, só procura, desesperadamente, atrair o olhar de seu amado.

Questão 04
No poema (Texto I), Vinícius de Moraes fez uso de uma figura de linguagem denominada metáfora em:
(A) “De verem um dia/O olhar mendigo/Da poesia/Nos olhos teus”.
(B) “Ah, minha amada/De olhos ateus/Cria a esperança/Nos olhos meus”.
(C) “Ó minha amada/Que olhos os teus/São cais noturnos/Cheios de adeus”.
(D) “Quantos saveiros/Quantos navios/Quantos naufrágios/Nos olhos teus...”
(E) “Pois não os fizera/Quem não soubera/Que há muitas eras/Nos olhos teus”.

Lucíola
José de Alencar
Capítulo XIV
[...]
Lúcia expandia-se com tal efusão de contentamento, que, se há felicidade neste
mundo, devia ser a que ela sentia. Entretanto, passada essa primeira e fugaz
irradiação, achei-a fria, quase gelada [...].
A frieza continuou aumentando de dia em dia, até que uma vez não me pude
conter:
— Parece-me que já te aborreceste de mim, Lúcia!
— Creio que estou doente! Sofro tanto!
— De quê? Dessa moléstia do coração de que já me falaste?
Fugiu-lhe pelos lábios um sorriso sinistro.
— Sim; dessa moléstia do coração que me há de matar!
[...]

Questão 05
Em “A frieza continuou aumentando de dia em dia, até que uma vez não me pude
conter.”, a vírgula foi utilizada para
(A) reforçar o sentido da oração principal.
(B) separar a oração principal da oração subordinada.
(C) marcar uma pausa no período composto por coordenação.
(D) enfatizar o sentimento do personagem ao se referir à frieza da amada.

Questão 06
Em “Creio que estou doente!”, o termo “que” em destaque é uma conjunção e
introduz uma oração que
(A) completa o sentido do verbo “creio”.
(B) se relaciona ao adjetivo “doente”.
(C) se refere ao verbo “estou”.
(D) representa o sujeito “eu”.
REDAÇÃO

"A importância da cultura digital no mercado de trabalho"

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A importância da cultura digital no mercado de trabalho”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Educação Física
1-  Cite exemplos de sistemas táticos no basquetebol e explique um deles. Quais são as posições principais do basquetebol? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-  O que é defesa individual e o que é defesa por zona? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-  Você já ouviu falar em transtornos alimentares? Comente o que sabe sobre o assunto?
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Arte
1)      O que é  arte efêmera?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)      O que é  patrimônio cultural material e imaterial  ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)      Quais as principais características da arte efêmera?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Biologia
1.    A tabela apresenta dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo. Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa Falsa ou Verdadeira. Nas três colunas  da direita aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas afirmativas.
1.     

Pesquisa
% respostas certas
Brasileiros
Norte-americanos
Europeus
Os antibióticos matam tanto vírus quanto bactérias. (Falsa)
41,8
51
39,7
Os continentes têm mudado sua posição no decorrer dos milênios. (Verdadeira)
78,1
79
81,8
Homo sapiens originou-se a partir de uma espécie animal anterior. (Verdadeira)
56,4
53
68,6
Os elétrons são menores que os átomos. (Verdadeira)
53,6
48
41,3
Os primeiros homens viveram no mesmo período que os dinossauros. (Falsa)
61,2
48
59,4
Percepção pública de ciência: uma revisão metodológica e resultados para São Paulo”. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. São Paulo: Fapesp, 2004 (adaptado).

De acordo com os dados apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre
a)    A ação dos antibióticos.
b)   A origem do ser humano.
c)    Os períodos da pré-história.
d)   O deslocamento dos continentes.
e)    O tamanho das partículas atômicas.



2.    Analise o gráfico abaixo:

(GIRARDI, Eduardo Paulon. Proposição Teórico-metodológica de uma Cartografia Geográfica Crítica e Sua Aplicação no Desenvolvimento do Atlas da Questão Agrária Brasileira. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008, p. 156.)
Considerando os dados do gráfico e os seus conhecimentos sobre os processos de crescimento demográfico, bem como sobre a urbanização no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
a)    O Brasil pode ser considerado um país rural até 1980, uma vez que a população rural excedia a população urbana.
b)    O processo de urbanização no Brasil se inicia na década de 1950, quando a população urbana ultrapassa a rural.
c)    O processo de urbanização, a partir da metade da década de 1960, transformou o Brasil em um país urbano.
d)   A população rural atualmente apresenta significativo crescimento, embora a maioria da população brasileira resida em cidades.          

3.     Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos 3 R’s: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de:
a)    Garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
b)   Latas de alumínio como material para a fabricação de lingotes (massa de metal, obtida através de latas de material reciclado)
c)    Sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
d)   Embalagens plásticas vazias e limpas para outros alimentos.
Física
1) Qual é a energia cinética de um carro com 1500kg de massa à uma velocidade de 110 km/h? a) 224.000 J
b)   675.000 J
c)    122.000 J
d)   200.000 J

2) Um corpo tem energia cinética de 500 J quando sua velocidade é de 40 m/s. Qual é a sua massa? a) 1,08 kg
b)   1,32 kg
c)    2,01 kg
d)   1,25 kg

3) Quando um corpo se desloca dependendo da sua velocidade e da sua massa, podemos defini-la como: a) Energia Cinética
b)   Energia Mecânica
c)    Energia Potencial
d)   Energia Térmica
Química
1 – A produção de álcool combustível a partir do açúcar da cana está diretamente relacionada a qual dos processos metabólicos de microrganismo abaixo relacionados?
(  ) Respiração
(  ) Fermentação
(  ) Digestão
       (  ) Fixação de N2
(  ) Quimiossíntese

2 - Classifique a transformação em Química Q ou Física F
(  ) Digestão de alimentos
(  ) Evaporação do álcool
(  ) cozinhar um ovo
(  )Amadurecimentos de uma fruta

3 - Observe a imagem a seguir:
Ela corresponde ao “triângulo do fogo”, mas repare que nela não constam os componentes necessários para que a combustão aconteça. Marque a alternativa que traz os três fatores essenciais para a ocorrência da reação.

 ( ) ar, comburente e calor

 ( ) oxigênio, combustível e água
 ( ) comburente, combustível e calor
 ( ) comburente, oxigênio e fonte de ignição
 ( ) combustível, madeira e fonte de ignição
História
1. Na Grécia Antiga, as principais cidades-estados foram:
a) Babilônia e Atenas
b) Esparta e Roma
c) Babilônia e Esparta
d) Atenas e Esparta
e) Roma e Babilônia

2 – No sentido contemporâneo do termo, sobretudo com implicações de unidade política, a palavra nação não pode ser aplicada à Grécia Antiga. Tanto assim que:
a) prevaleciam padrões culturais diferenciados nas várias regiões.
b) as formas de governo foram únicas, mas guardavam total autonomia.
c) não havia unidade de língua e religião entre as várias populações urbanas.
d) as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse.
e) predominavam as tendências à proibição de atividades econômicas semelhantes.

3. Existem muitas evidências das primeiras civilizações e seus comportamentos em distante passado histórico. A ‘Epopeia de Gilgamesh’ pode ser considerada uma fonte: 
a) Da cultura material.
b) Escrita.
c) Oral.
d) Audiovisual.
e) Iconográfica
Geografia
Questão 1 – Considerando o intenso fluxo de migrantes internacionais, iniciado a partir do período Brasil Colônia e o processo de miscigenação (mistura de etnias) da população brasileira, podemos considerar que a base da matriz cultural brasileira se configura principalmente por quais etnias:
a)      Indígenas, Africanos e Europeus
b)      Espanhóis, Indígenas e Portugueses
c)      Asiáticos, Africanos e Europeus
d)     Asiáticos, Portugueses e Espanhóis
Questão 2 – O deslocamento de pessoas sobre o espaço geográfico é conhecido como ____________________, quando uma pessoa ela saí de seu país ou continente de origem em direção a outro país ou continente, ela é considerada um ____________________, ao entrar em outro país ou continente ela é chamada de ____________________ .

A alternativa que corresponde a sequência correta de palavras-chave que completam o texto acima é:
a)      Emigrante, imigrante e migração
b)      Migração, imigrante e emigrante
c)      Imigrante, migração e emigrante
d)     Migração, emigrante e imigrante

Questão 3 –Devido a uma crise econômica recente gerada principalmente pela queda do preço do barril do petróleo, principal fonte econômica deste país, forçou o deslocamento massivo de imigrantes para os países vizinhos sul-americanos. A imagem a seguir expressa uma relação entre quais países da América latina?



Filosofia
1-     APRESENTE A FINALIDADE DA FILOSOFIA. POR QUE ESTUDAR A FILOSOFIA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – QUAIS SÃO AS ÁREAS DA FILOSOFIA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – DESENVOLVA UMA REDAÇÃO COM O TEMA: ‘AS PRINCIPAIS RELAÇÕES ENTRE CILTURA E NATUREZA”.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sociologia
Questão 1:De onde vem a diversidade brasileira? Explique com suas palavras? (Compreender a noção de cultura e diferenciá-la da de cultura de massa).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2) O papel do consumo de produtos da indústria cultural impacta de que forma na identidade do próprio universo juvenil?”.? (Compreender as dinâmicas de interação e relações sociais)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) “Qual a sua responsabilidade na criação e manutenção de uma sociedade consumista? (Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Inglês
Leia o textos e responda as questões referentes a cada um.

1ª Questão:

Mobile phone users slow traffic down

Sick of traffic congestion? Well, part of the blame needs to go to motorists who talk on mobile phones. At least, that is the conclusion of a study conducted by the University of Utah. The study found that if you use your mobile phone while driving, you are less likely to pass slower vehicles. If you think the study is not talking about you, because you have a hands-free device, then you are wrong. According to previous studies performed by psychology Professor Dave Strayer of the University of Utah, the ultimate distraction for drivers is the conversation – not just holding the mobile phone.

Answer in Portuguese:
a)  Por que motoristas que dirigem enquanto conversam ao celular retardam o fluxo do tráfego?
b)  A que conclusão chegou o Professor Dave Strayer em suas pesquisas?

2ª Questão: 
Making the most of your money 
“From mortgages to savings, borrowing to consumer affairs, our collection of tools, services and guides will help you make your money go further”. 
O anúncio acima encontrado num site da internet tem como público alvo: 
a)  Pessoas que procuram emprego 
b)  Pessoas que querem um serviço de espionagem eficiente, mas que não seja caro. 
c)  Pessoas que tem problemas financeiros 
d)  Pessoas que procuram um curso a distância na área de finanças 
e)  Pessoas que procuram casas para alugar ou comprar. 

3ª Questão:
 “Give me six hours to cut down a tree, and I will spend the first four sharpening the axe”. 
(Abraham Lincoln)  A passagem nos ensina que: 
a)  Quando destruímos a natureza, a resposta vem imediatamente após e tudo sai dos eixos. 
b)  Passamos muito tempo pensando em ações destrutivas e poderíamos usar este tempo em benefício de coisas boas. 
c)  Nem tudo que reluz é ouro. 
d)  Quem com ferro fere, com ferro será ferido. 
e)A preparação de uma ação é a base do sucesso da mesma.
Matemática
Exercicio:
Verifique se as seguintes razões são proporções:  (Proporcionalidade)


                                                                                                    

 (função do 1 grau)

                               (função do 1 grau)

5 - Construa o gráfico da função.  f(x) = 2x – 1.   (função do 1 grau)





Tecnologia
Leia com atenção pra responder a alternativa correta:
1)-As negligência  nas interações  ‘’on-line’’, assim como doses de deselegância, displicência e muita grosseria também. Atitudes e comentários desrespeitosos, xingamentos, bate-boca virtual e falta de bom senso circulam livremente. 
De acordo com o trecho acima corresponde :
a)      (    ) Comportamento digital
b)      (    ) Comportamento do mundo real
c)       (    ) Comportamento natural
d)      (    )vício  instalado em nossas mentes.

2)- Hoje em dia é comum ver pessoas andando enquanto mexem no celular, na hora das refeições usando o aparelho, no trânsito, na academia, e assim a necessidade de acessar e ver quem mandou mensagem aumenta cada vez mais, acaba se tornando um vício e um perigo. Não se observa mais o que acontece ao redor, não se toma o cuidado devido no trânsito, havendo a distração com o celular, e muitas vezes,  ao invés de separar uma briga a atitude é de filmar e postar nas redes sociais, havendo uma inversão de valores, pois ao invés de socorrer o outro de uma situação trágica o que ocorre é o sensacionalismo vir em primeiro lugar.
De acordo com o texto acima,  quais as competências socioemocionais  que pode ser trabalhada para melhorar o comportamento das pessoas que agem desta maneira?
a)      Responsabilidade, crítico,  criativo, empatia
b)      Responsabilidade, Autoconhecimento, autocontrole e empatia
c)       Responsabilidade, pensamento crítico, pontosfortes.
d)      Responsabilidade, pensamento científico, trabalho em equipe

3) Hoje em dia temos muitas maneiras de nos informar e nos comunicar, a  era digital nos trouxe superabundância de informação. Associe os meios de comunicações com seus respectivos objetivos:
(1) reportagem                                                      (    ) entreter, enganar,influenciar e até roubar
( 2) opinião                                                             (    ) influenciar o que pensamos e o que fazemos
( 3) entretenimento                                              (    ) vender um produto
(4  ) Fakes e golpes                                                 (    ) informar
(5  ) propaganda                                                      (    ) compartilhar um ponto de vista
(6  ) marketing                                                          (   ) divertir, entreter
Projeto de Vida
1)-  O termo ‘’Mão na massa”,  quer dizer:

a)     expressão popular que significa"iniciar uma atividade",faça você mesmo,  "colocar algo em prática".
b)     expressão popular que significa “iniciar uma atividade”, “ termine pra  mim”.
c)     Expressão popular que significa  “muito apegada a massa”.
d)     Expressão popular que significa “mandar alguém por as mãos em uma massa” 
2)  A adolescência e juventude  são uma  etapa muito  peculiar do  desenvolvimento  humano. Indique  as principais características desta etapa.
a)                 Alto poder de concentração, passividade e aceitação das regras.
b)                 Dedicação de tempo e atenção nas consequências de cada decisão e ato a ser          tomado, e sempre de bom  humor.
c)                  Cérebro maleável a mudanças, impulsividade, questionamentos, variações de humor,           dificuldade de atenção e organização.
d)                Estabilização de comportamentos e de transformações no corpo, foco e falta de           curiosidade.

     Dinâmica
Pense nas pessoas com as quais você convive:
3)  Desenhe uma cabeça, um coração, uma mão e um pé  .
     Escreva o nome delas e o motivo pela  qual as escolheu para que estivessem na cabeça, no   coração, na mão ou no pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário