Avaliação 2º Bimestre- 1ª série
do E.M.
Nome:________________________________________________________________Data:___/___/____.
Língua Portuguesa e Literatura
Leia o trecho
do romance O cortiço e responda à questão 01
[...]
Afinal, já lhe
não bastava sortir o seu estabelecimento nos armazéns fornecedores, começou a
receber alguns gêneros diretamente da Europa: o vinho, por exemplo, que ele
dantes comprava aos quintos nas casas de atacado, vinha-lhe agora de Portugal
às pipas, e de cada uma fazia três com água e cachaça; despachava faturas de
barris de manteiga, de caixas de conservas, caixões de fósforos, azeite,
queijos, louça e muitas outras mercadorias.
[...]
E toda a
gentalha daquelas redondezas ia cair lá, ou então ali ao lado, na casa do pasto,
onde os operários das fábricas e os trabalhadores da pedreira se reuniam depois
do serviço, e ficavam bebendo e conversando até às dez horas da noite, entre o
espesso fumo dos cachimbos, do peixe frito em azeite e dos lampiões de
querosene.
Era João Romão
quem lhes fornecia tudo, tudo, até dinheiro adiantado, quando algum precisava.
Por ali não se encontrava jornaleiro, cujo ordenado não fosse inteirinho parar
às mãos do velhaco. E sobre este cobre, quase sempre emprestado aos tostões,
cobrava juros de oito por cento ao mês, um pouco mais do que levava aos que
garantiam a dívida com penhores de ouro ou prata.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Martins, 1959. p.
30-31. (adaptado)
Questão 01
O trecho, aqui
reproduzido, apresenta uma das figuras centrais, João Romão, cujo caráter se
revela e que , sendo um personagem marcante, nos é apresentado como um tipo
humano
(A) divertido e
rico.
(B) desonesto e
gentil.
(C) caridoso e
beberrão.
(D) trabalhador
e religioso.
(E) ambicioso e
inescrupuloso.
Leia o texto
e responda à questão 02.
Nem uma, nem
outra
Machado de Assis
Numa tarde do
mês de março, entrava no Hotel Ravot um velho mineiro que, nesse mesmo dia
chegara de Mar de Espanha7. Trazia um camarada consigo e alojou-se num dos
apartamentos do hotel, tendo o cuidado de restaurar as forças com um excelente
jantar.
O velho
representava ter cinquenta anos, e eu peço perdão aos homens que têm essa
idade, sem, todavia, estarem velhos. O viajante de quem se trata, posto viesse
de um clima conservador, estava alquebrado. Via-se pela cara que não era homem
inteligente, mas tinha nos traços severos do rosto os sinais positivos de uma
grande vontade. Era alto, um pouco magro, tinha os cabelos todos brancos. No
entanto, era alegre, e desde que chegara à corte divertia-se muito com os
espantos do criado que pela primeira vez saía da sua província para vir ao Rio
de Janeiro.
Quando acabaram
de jantar, amo e criado entraram a conversar amigavelmente e com aquela boa
franqueza mineira tão apreciada pelos que conhecem a província. Depois de
rememorarem os incidentes da viagem, depois de comentarem o pouco que o criado
conhecia do Rio de janeiro, entraram ambos no principal assunto que trouxera o
amo ao Rio de Janeiro:
- Amanhã, José,
disse o amo, precisamos ver se descobrimos meu sobrinho. Não vou daqui sem
levá-lo comigo. [...]
ASSIS, Machado
de. Nem uma, nem outra. Contos fluminenses. São Paulo: Clube do livro, 1960. p.
85. (adaptado)
Questão 2
No texto, o
narrador revela sua opinião em:
(A) “[...] eu
peço perdão aos homens que têm essa idade, sem, todavia, estarem velhos.”
(B) “O viajante
de quem se trata, posto viesse de um clima conservador, estava alquebrado.”
(C) “[...]
divertia-se muito com os espantos do criado que pela primeira vez saía da sua
província para vir ao Rio de Janeiro.”
(D) “Numa tarde
do mês de março, entrava no Hotel Ravot um velho mineiro que, nesse mesmo dia
chegara de Mar de Espanha.”
(E) “Trazia um
camarada consigo e alojou-se num dos apartamentos do hotel, tendo o cuidado de
restaurar as forças com um excelente jantar.”
Leia os
Textos I e II e responda às questões 03 e 04.
Texto I
POEMA DOS
OLHOS DA AMADA
Rio de Janeiro, 1959.
Vinicius de Moraes
Ó minha amada
Que olhos os
teus
São cais
noturnos
Cheios de adeus
São docas
mansas
Trilhando luzes
Que brilham
longe
Longe nos
breus...
Ó minha amada
Que olhos os
teus
Quanto mistério
Nos olhos teus
Quantos
saveiros
Quantos navios
Quantos
naufrágios
Nos olhos
teus...
Ó minha amada
Que olhos os
teus
Se Deus houvera
Fizera-os Deus
Pois não os
fizera
Quem não
soubera
Que há muitas
eras
Nos olhos teus.
Ah, minha amada
De olhos ateus
Cria a
esperança
Nos olhos meus
De verem um dia
O olhar mendigo
Da poesia
Nos olhos teus.
MORAES, Vinicius de. Novos poemas II. Rio de Janeiro, São
José: Edições Euterpe LTDA., 1959.
Disponível em:
<http://www.viniciusdemoraes.com.br/poesia/livros/novos-poemas>. Acesso
em: 04 jun.2018. (adaptado)
Texto II
Questão 03
Os dois textos
têm como inspiração a temática amorosa. Entretanto, nota-se que
(A) no poema, o
eu lírico expressa seus sentimentos à maneira romântica, ao passo que, na
tirinha, o autor usa a ironia para abordar a questão amorosa.
(B) na tirinha,
os olhos do garoto chamado Schroeder transmitem seu profundo amor por Lucy, a
garotinha e, no poema, os olhos da amada são os responsáveis pelo amor do
poeta.
(C) na tirinha,
percebe-se que o amor de Lucy não é correspondido e que Schroeder está mais
interessado em tocar piano e, no poema, o eu lírico também manifesta sua
indiferença.
(D) na tirinha,
a alegria de Lucy, no último quadrinho, revela o otimismo do autor que crê no
sentimento amoroso, do mesmo modo que, no poema, esse otimismo aparece em meio
às descrições realistas.
(E) no poema,
há apenas uma preocupação com os mistérios ocultos nos olhos da mulher amada, enquanto
na tirinha, Lucy, a garota, só procura, desesperadamente, atrair o olhar de seu
amado.
Questão 04
No poema (Texto
I), Vinícius de Moraes fez uso de uma figura de linguagem denominada metáfora
em:
(A) “De verem
um dia/O olhar mendigo/Da poesia/Nos olhos teus”.
(B) “Ah, minha
amada/De olhos ateus/Cria a esperança/Nos olhos meus”.
(C) “Ó minha
amada/Que olhos os teus/São cais noturnos/Cheios de adeus”.
(D) “Quantos
saveiros/Quantos navios/Quantos naufrágios/Nos olhos teus...”
(E) “Pois não
os fizera/Quem não soubera/Que há muitas eras/Nos olhos teus”.
Lucíola
José de Alencar
Capítulo XIV
[...]
Lúcia expandia-se com tal efusão de contentamento, que, se
há felicidade neste
mundo, devia ser a que ela sentia. Entretanto, passada essa
primeira e fugaz
irradiação, achei-a fria, quase gelada [...].
A frieza continuou aumentando de dia em dia, até que uma vez
não me pude
conter:
— Parece-me que já te aborreceste de mim, Lúcia!
— Creio que estou doente! Sofro tanto!
— De quê? Dessa moléstia do coração de que já me falaste?
Fugiu-lhe pelos lábios um sorriso sinistro.
— Sim; dessa moléstia do coração que me há de matar!
[...]
Questão 05
Em “A frieza continuou aumentando de dia em dia, até que uma
vez não me pude
conter.”, a vírgula foi utilizada para
(A) reforçar o sentido da oração principal.
(B) separar a oração principal da oração subordinada.
(C) marcar uma pausa no período composto por coordenação.
(D) enfatizar o sentimento do personagem ao se referir à
frieza da amada.
Questão 06
Em “Creio que estou doente!”, o termo “que” em destaque é
uma conjunção e
introduz uma oração que
(A) completa o sentido do verbo “creio”.
(B) se relaciona ao adjetivo “doente”.
(C) se refere ao verbo “estou”.
(D) representa o sujeito “eu”.
REDAÇÃO
"A importância da cultura digital no mercado de
trabalho"
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “A importância da cultura digital no mercado de trabalho”,
apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Educação Física
1-
Cite exemplos de sistemas táticos no basquetebol
e explique um deles. Quais são as posições principais do basquetebol?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
O que é defesa individual e o que é defesa por
zona?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-
Você já ouviu falar em transtornos alimentares?
Comente o que sabe sobre o assunto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Arte
1)
O que é
arte efêmera?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
O que é
patrimônio cultural material e imaterial
?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Quais as principais características da arte
efêmera?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Biologia
1.
A tabela apresenta
dados comparados de respostas de brasileiros, norte-americanos e europeus a
perguntas relacionadas à compreensão de fatos científicos pelo público leigo.
Após cada afirmativa, entre parênteses, aparece se a afirmativa Falsa ou
Verdadeira. Nas três colunas da direita
aparecem os respectivos percentuais de acertos dos três grupos sobre essas
afirmativas.
1.
Pesquisa
|
% respostas certas
|
||
Brasileiros
|
Norte-americanos
|
Europeus
|
|
Os
antibióticos matam tanto vírus quanto bactérias. (Falsa)
|
41,8
|
51
|
39,7
|
Os
continentes têm mudado sua posição no decorrer dos milênios. (Verdadeira)
|
78,1
|
79
|
81,8
|
O Homo sapiens originou-se
a partir de uma espécie animal anterior. (Verdadeira)
|
56,4
|
53
|
68,6
|
Os
elétrons são menores que os átomos. (Verdadeira)
|
53,6
|
48
|
41,3
|
Os
primeiros homens viveram no mesmo período que os dinossauros. (Falsa)
|
61,2
|
48
|
59,4
|
“Percepção pública de ciência: uma revisão metodológica e
resultados para São Paulo”. Indicadores de ciência, tecnologia e
inovação em São Paulo. São Paulo: Fapesp, 2004 (adaptado).
De acordo com os dados
apresentados na tabela, os norte-americanos, em relação aos europeus e aos
brasileiros, demonstram melhor compreender o fato científico sobre
a) A ação dos antibióticos.
b) A origem do ser humano.
c) Os períodos da pré-história.
d) O deslocamento dos continentes.
e)
O tamanho das partículas atômicas.
2.
Analise o gráfico abaixo:
(GIRARDI, Eduardo Paulon. Proposição
Teórico-metodológica de uma Cartografia Geográfica Crítica e Sua Aplicação no
Desenvolvimento do Atlas da Questão Agrária Brasileira. Tese de Doutorado. São
Paulo: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia,
2008, p. 156.)
Considerando os dados do
gráfico e os seus conhecimentos sobre os processos de crescimento demográfico,
bem como sobre a urbanização no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
a)
O Brasil pode ser considerado um país
rural até 1980, uma vez que a população rural excedia a população urbana.
b)
O
processo de urbanização no Brasil se inicia na década de 1950, quando a
população urbana ultrapassa a rural.
c)
O processo de urbanização, a partir da
metade da década de 1960, transformou o Brasil em um país urbano.
d)
A população rural atualmente apresenta
significativo crescimento, embora a maioria da população brasileira resida em
cidades.
3. Para diminuir o acúmulo de lixo e o
desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de
recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos 3 R’s:
Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um
exemplo de reciclagem é a utilização de:
a)
Garrafas de vidro retornáveis para cerveja
ou refrigerante.
b)
Latas de alumínio como material para a
fabricação de lingotes (massa de metal, obtida através de latas de material
reciclado)
c)
Sacos plásticos de supermercado como
acondicionantes de lixo caseiro.
d)
Embalagens plásticas vazias e limpas para
outros alimentos.
Física
1) Qual é a energia cinética de
um carro com 1500kg de massa à uma velocidade de 110 km/h? a) 224.000 J
b)
675.000 J
c)
122.000 J
d)
200.000 J
2) Um corpo tem energia cinética de 500 J quando sua
velocidade é de 40 m/s. Qual é a sua massa? a) 1,08 kg
b)
1,32 kg
c)
2,01 kg
d)
1,25 kg
3) Quando um corpo se desloca dependendo da sua velocidade
e da sua massa, podemos defini-la como: a) Energia Cinética
b)
Energia Mecânica
c)
Energia Potencial
d)
Energia Térmica
Química
1 – A produção de álcool combustível a partir do açúcar
da cana está diretamente relacionada a qual dos processos metabólicos de
microrganismo abaixo relacionados?
( ) Respiração
( ) Fermentação
( ) Digestão
(
) Fixação de N2
( )
Quimiossíntese
2 - Classifique
a transformação em Química Q ou Física F
( ) Digestão de alimentos
( ) Evaporação do álcool
( ) cozinhar um ovo
( )Amadurecimentos de uma fruta
3 - Observe a imagem a seguir:
Ela corresponde ao “triângulo do fogo”, mas repare que nela não
constam os componentes necessários para que a combustão aconteça. Marque a
alternativa que traz os três fatores essenciais para a ocorrência da reação.
( ) ar, comburente e calor
( ) oxigênio, combustível e
água
( ) comburente, combustível
e calor
( ) comburente, oxigênio e
fonte de ignição
( ) combustível, madeira e
fonte de ignição
História
1. Na Grécia Antiga, as principais cidades-estados foram:
a) Babilônia e Atenas
b) Esparta e Roma
c) Babilônia e Esparta
d) Atenas e Esparta
e) Roma e Babilônia
2 – No sentido contemporâneo do termo, sobretudo com
implicações de unidade política, a palavra nação não pode ser aplicada à Grécia
Antiga. Tanto assim que:
a) prevaleciam padrões culturais diferenciados nas várias
regiões.
b) as formas de governo foram únicas, mas guardavam total
autonomia.
c) não havia unidade de língua e religião entre as várias
populações urbanas.
d) as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio
interesse.
e) predominavam as tendências à proibição de atividades
econômicas semelhantes.
3. Existem muitas evidências das
primeiras civilizações e seus comportamentos em distante passado histórico. A
‘Epopeia de Gilgamesh’ pode ser considerada uma fonte:
a) Da cultura material.
b) Escrita.
c) Oral.
d) Audiovisual.
e)
Iconográfica
Geografia
Questão 1 – Considerando o
intenso fluxo de migrantes internacionais, iniciado a partir do período Brasil
Colônia e o processo de miscigenação (mistura de etnias) da população
brasileira, podemos considerar que a base da matriz cultural brasileira se
configura principalmente por quais etnias:
a)
Indígenas, Africanos e Europeus
b)
Espanhóis, Indígenas e Portugueses
c)
Asiáticos, Africanos e Europeus
d)
Asiáticos, Portugueses e Espanhóis
Questão
2 – O deslocamento de pessoas sobre o espaço geográfico é conhecido como
____________________, quando uma pessoa ela saí de seu país ou continente de
origem em direção a outro país ou continente, ela é considerada um
____________________, ao entrar em outro país ou continente ela é chamada de
____________________ .
A alternativa que
corresponde a sequência correta de palavras-chave que completam o texto acima
é:
a)
Emigrante, imigrante e migração
b)
Migração, imigrante e emigrante
c)
Imigrante, migração e emigrante
d)
Migração, emigrante e imigrante
Questão 3 –Devido a uma
crise econômica recente gerada principalmente pela queda do preço do barril do
petróleo, principal fonte econômica deste país, forçou o deslocamento massivo
de imigrantes para os países vizinhos sul-americanos. A imagem a seguir
expressa uma relação entre quais países da América latina?
Filosofia
1-
APRESENTE A FINALIDADE DA FILOSOFIA. POR QUE
ESTUDAR A FILOSOFIA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – QUAIS SÃO AS ÁREAS DA FILOSOFIA?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – DESENVOLVA UMA REDAÇÃO COM O TEMA: ‘AS
PRINCIPAIS RELAÇÕES ENTRE CILTURA E NATUREZA”.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sociologia
Questão 1:De onde vem a
diversidade brasileira? Explique com suas palavras? (Compreender a noção de
cultura e diferenciá-la da de cultura de massa).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2) O papel do consumo de produtos da indústria
cultural impacta de que forma na identidade do próprio universo juvenil?”.? (Compreender as
dinâmicas de interação e relações sociais)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) “Qual a sua responsabilidade na criação e
manutenção de uma sociedade consumista? (Reconhecer que a construção identitária é um
processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja,
dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em
sociedade).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Inglês
Leia o
textos e responda as questões referentes a cada um.
1ª Questão:
Mobile phone users slow
traffic down
Sick of traffic congestion? Well, part of the blame needs to go to
motorists who talk on mobile phones. At least, that is the conclusion of a
study conducted by the University of Utah. The study found that if you use your
mobile phone while driving, you are less likely to pass slower vehicles. If you
think the study is not talking about you, because you have a hands-free device,
then you are wrong. According to previous studies performed by psychology
Professor Dave Strayer of the University of Utah, the ultimate distraction for
drivers is the conversation – not just holding the mobile phone.
Answer in
Portuguese:
a) Por que
motoristas que dirigem enquanto conversam ao celular retardam o fluxo do
tráfego?
b) A que conclusão
chegou o Professor Dave Strayer em suas pesquisas?
2ª Questão:
Making the most of your
money
“From mortgages to
savings, borrowing to consumer affairs, our collection of tools, services and
guides will help you make your money go further”.
O anúncio acima encontrado num site da internet
tem como público alvo:
a) Pessoas que procuram
emprego
b) Pessoas que querem um serviço
de espionagem eficiente, mas que não seja caro.
c) Pessoas que tem problemas
financeiros
d) Pessoas que procuram um curso
a distância na área de finanças
e) Pessoas que procuram casas
para alugar ou comprar.
3ª Questão:
“Give me six hours to cut down a tree, and I
will spend the first four sharpening the axe”.
(Abraham Lincoln) A passagem nos ensina que:
a) Quando destruímos a natureza,
a resposta vem imediatamente após e tudo sai dos eixos.
b) Passamos muito tempo pensando
em ações destrutivas e poderíamos usar este tempo em benefício de coisas
boas.
c) Nem tudo que reluz é
ouro.
d) Quem com ferro fere, com
ferro será ferido.
e)A
preparação de uma ação é a base do sucesso da mesma.
Matemática
Exercicio:
Verifique se as seguintes razões são proporções: (Proporcionalidade)
(função do 1 grau)
5 - Construa o gráfico da função. f(x) = 2x – 1. (função do 1
grau)
Tecnologia
Leia com atenção pra responder a
alternativa correta:
1)-As negligência nas interações ‘’on-line’’, assim como doses de
deselegância, displicência e muita grosseria também. Atitudes e comentários
desrespeitosos, xingamentos, bate-boca virtual e falta de bom senso circulam
livremente.
De acordo com o trecho acima corresponde :
a)
( )
Comportamento digital
b)
( )
Comportamento do mundo real
c)
( )
Comportamento natural
d)
(
)vício instalado em nossas
mentes.
2)- Hoje em dia é comum ver
pessoas andando enquanto mexem no celular, na hora das refeições usando o
aparelho, no trânsito, na academia, e assim a necessidade de acessar e ver quem
mandou mensagem aumenta cada vez mais, acaba se tornando um vício e um perigo.
Não se observa mais o que acontece ao redor, não se toma o cuidado devido no
trânsito, havendo a distração com o celular, e muitas vezes, ao invés de separar uma briga a atitude é de
filmar e postar nas redes sociais, havendo uma inversão de valores, pois ao
invés de socorrer o outro de uma situação trágica o que ocorre é o
sensacionalismo vir em primeiro lugar.
De acordo com o texto acima, quais as competências socioemocionais que pode ser trabalhada para melhorar o
comportamento das pessoas que agem desta maneira?
a)
Responsabilidade, crítico, criativo, empatia
b)
Responsabilidade, Autoconhecimento, autocontrole e
empatia
c)
Responsabilidade, pensamento crítico, pontosfortes.
d)
Responsabilidade, pensamento científico, trabalho em
equipe
3) Hoje em dia temos muitas
maneiras de nos informar e nos comunicar, a
era digital nos trouxe superabundância de informação. Associe os meios
de comunicações com seus respectivos objetivos:
(1) reportagem
( ) entreter, enganar,influenciar e até
roubar
( 2) opinião
( ) influenciar o que pensamos
e o que fazemos
( 3) entretenimento
( ) vender um produto
(4 )
Fakes e golpes
( ) informar
(5 )
propaganda
( ) compartilhar um ponto de
vista
(6 )
marketing ( ) divertir, entreter
Projeto
de Vida
1)- O termo ‘’Mão na massa”, quer dizer:
a) expressão
popular que significa"iniciar uma atividade",“faça você mesmo”, "colocar algo em prática".
b)
expressão popular que significa “iniciar uma
atividade”, “ termine pra mim”.
c)
Expressão popular que significa “muito apegada a massa”.
d)
Expressão popular que significa “mandar alguém
por as mãos em uma massa”
2) A
adolescência e juventude são uma etapa muito
peculiar do desenvolvimento humano. Indique as principais características desta etapa.
a)
Alto poder de concentração, passividade e
aceitação das regras.
b)
Dedicação de tempo e atenção nas consequências
de cada decisão e ato a ser
tomado, e sempre de bom humor.
c)
Cérebro maleável a mudanças, impulsividade,
questionamentos, variações de humor,
dificuldade de atenção e organização.
d)
Estabilização de comportamentos e de
transformações no corpo, foco e falta de curiosidade.
Dinâmica
Pense nas pessoas com as quais você convive:
3) Desenhe
uma cabeça, um coração, uma mão e um pé
.
Escreva o nome delas e o motivo pela
qual as escolheu para que estivessem na cabeça, no coração, na mão ou no pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário