ESCOLA: E. E. PROF
JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Projeto
de Vida
|
SÉRIE
1ª Série - EM
|
||
PROFESSORA: Ana Maria
|
|||
CONTEÚDO: AS MARCAS QUE RECEBO E DEIXO
|
HORAS/AULA: 04
|
||
AULAS :
29/06, 03/07, 06/07 e 10/07 Material necessário:
|
DATA DE ENTREGA: 13/07/20
|
||
Objetivo da aula: Determinação, persistência e
imaginação criativa:- Possibilitar que os alunos identifiquem e reflitam sobre
as marcas que recebem e deixam no mundo.
Nº
aulas
|
Dia da aula
|
O QUE É PRA FAZER?
|
Apostila do aluno 2º bim
|
0 1
0 1
01
|
29/06/20-
Seg -feira
03/07/20-
Sext - feira
06/07/20
Seg-
feira
10/07/20
Sext-
feira
|
Obs: Os
conteúdos que serão estudados estão todos na apostila do aluno .Porém as
atividades que estão orientadas para realizar em grupo, adaptei -as para que
no momento realize com a sua família em sua casa.
Leia o
texto “para refletir”, proposto e responda as questões abaixo
Abaixo está o texto “Marcas que recebo e deixo”. Leia o texto e responda as questões
proposta na apostila.
Novo
teste: Desta vez, mais difícil e de maior responsabilidade: ( Responda na apostila)
Desafio: Agora você vai criar, graficamente, uma marca abaixo:
|
Página 152
Página 152
|
Errata: No
Caderno do Estudante, onde se lê <Atividade>,leia-se Situação de
Aprendizagem e, onde se lê <Situação de Aprendizagem>, leia-se Atividade.
Aula : 29/06/20- segunda– feira
Atividade
Leitura para
pensar e responda a questão:
Para
refletir: Pensar sobre o que se fez, refletir sobre as próprias ações e
saber antecipar as consequências dos próprios atos são algumas formas de
avaliar nossas próprias atitudes, de pensar sobre elas e, principalmente,
produzir significado para nossas experiências. Avaliar, nesse sentido, é
compreender o que aconteceu, estabelecer relações causais a partir das ações e
escolhas que fazemos. Junto com isso, também podemos pensar na importância da
determinação e persistência. Essas duas competências permitem que olhem para
suas marcas no mundo e reflitam de que forma querem continuar caminhando para
atingir seus objetivos e sonhos futuros.
1)
Você costuma
avaliar suas atitudes? Como?
2)
Dê exemplos de algumas competências que permita olhares para que você possa caminhar e atingir seus objetivos e
sonhos futuros.
Aula: 03/07/20- sexta- feira
Atividade:
Leia o texto e
responda:
MARCAS QUE RECEBO E DEIXO
Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos diversas
marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a vida, é o
nosso nome. Depois do parto, novas marcas começam a chegar: a certidão de
nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o braço direito
das pessoas para sempre!), as primeiras fotografias... Os anos vão se passando
e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e irmãos, a
matrícula na escola e a entrada nas redes sociais!
Somos marcados também por outros tipos de coisas:
pelas lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa de uma
avó, o primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna especial)
ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento
de tratamentos de doenças, os desastres naturais etc.
Vamos fazer um teste para ver se tudo isso que foi
dito anteriormente é verdade? Então, vamos lá. ( Apostila – página 152
Aula: 06/07/20- segunda- feira
Atividade:
Novo teste. ( Responda na apostila)- Pág 152
Continuando as atividades da aula anterior. - Desta vez, mais difícil e de maior
responsabilidade:
a)
Quais são os acontecimentos pessoais, familiares,
comunitários ou da sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você?
b)
Que tipo de marcas você tem deixado no mundo?
Atenção!
Pense sobre elas com cuidado. Tente compreender os
vários aspectos dessas marcas que você deixa no mundo à sua volta.
Aula: 10/07/20- sexta - feira
Atividade:
Desafio: Agora você
vai criar, graficamente, uma marca.
Já fez isso antes? Se não fez, precisa saber que, em
geral, as marcas representam negócios ou produtos. Nesse universo, a criação de
uma marca envolve uma série de pontos. A nova forma de expressar essas marcas
pode ser um momento para desenvolver imaginação criativa.
Alguns deles são:
❖ Pesquisa: antes de qualquer coisa, é preciso refletir
sobre os valores, a identidade, a personalidade do negócio ou produto;
❖ Conceito: é essencial definir a mensagem, a ideia que
se pretende comunicar com aquela marca;
❖ Legibilidade: a marca precisa ser legível,
compreendida pelas pessoas;
❖ Uso: é importante que a marca seja facilmente aplicada
em suportes (papel, internet etc.) e produtos
variado
Nenhum comentário:
Postar um comentário