segunda-feira, 11 de maio de 2020

Matemática - Prof Ari

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: MATEMATICA
SÉRIE:  1 EM
PROFESSOR: ARI SOUZA
CONTEÚDO: Sequencias, Progressão Aritmética
HORAS/AULA: 10
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 04/05/2020
DATA DE ENTREGA: 15/05/2020


OBJETIVO DA AULA:
         Conhecer os conceitos de sequência numérica e progressão aritmética
         Identificar a lógica existente em sequências numéricas
         Trabalhar com progressões aritméticas
JUSTIFICATIVA:
         O aluno precisa desenvolver  o conteúdo de sequência numérica de maneira clara e objetiva fazendo com que observe que este tema está presente em seu cotidiano mesmo que ele não perceba. Os fundamentos da sequencia e das progressões, influenciam diretamente no seu bolso e na sua vida financeira futura.
Atividades  
1)      Leia o texto:
O   extraordinário filme de ficção científica Contatos imediatos do terceiro grau, escrito e dirigido porSteven Spielberg, mostra o contato entre seres humanos e extraterrestres. A comunicação entre eles é feita através de seqüências de notas musicais. A comunicação por meio de seqüências é utilizada pelo homem desde que pronunciou suas primeiras palavras ou, quem sabe, até antes disso. Na fala dos humanos, ocorrem seqüências de palavras; e na formação de palavras há seqüências de fonemas. A música é um modo de comunicação que também apresenta seqüências: seqüências de notas musicais. De modo geral, qualquer sistema de códigos é formado por seqüências: de símbolos, sons, cores, números, etc.
2)      Devemos conceituar Sucessão ou Sequência, finita e infinita, representação de uma Sucessão exemplos.
a) Conceituação: Sucessão ou Seqüência é todo conjunto em que consideramos os 4 elementos dispostos em certa ordem.
Exemplos:
O   conjunto ordenado dos meses do ano: Janeiro, Fevereiro,...
O conjunto da lista de frequência de uma turma.
O conjunto dos Planetas em ordem de distância da Terra.
O conjunto dos carros de Fórmula 1 dispostos na pista.
O conjunto dos times dispostos na classificação do campeonato de futebol. O conjunto dos números múltiplos de 2.
b) Seqüência Finita e Infinita:
Seqüências finitas são aquelas em que conhecemos o primeiro até o último termo de seqüências. Exemplo: O conjunto dos meses do ano. Em contrapartida temos seqüências em que não temos definido seu último termo como por exemplo o conjunto dos números múltiplos de 2. c) Representação:
A representação matemática de uma sucessão é: a1,a2,a3,... em que: a1 é o primeiro termo (lê-se: a índice 1); a2 é o segundo termo (lê-se: a índice 2);
.
.
.
. an é o enésimo termo (lê-se: a índice n).
3)      Verifique se a tabuada do 4 é uma sequência. Caso positivo, justifique sua resposta.
4)      Na seqüência ( 0,2,4,6,8,...) infinita, obter:
a)        a8 - a3;
b)        2.a6 + 3.a2.
c)         3.a8 – 2.a2
5)      ➢ Dada a seqüência definida por an= 4n-1, com n Є N*, calcule:
                                   a) a6.                      b) a 33.                       c) a10.                         d) a 52.
6)      Qual é a famosa série de FIBONACCI? Explique onde ela é utilizada.
7)      Leia: Progressão Aritmética é toda seqüência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual a soma do termo precedente (anterior) com uma constante r. O número r é chamado de “razão da progressão aritmética”.
Fórmula do termo geral: Descrevendo alguns termos de uma P.A., podemos obter a fórmula do termo geral:
                                                      Primeiro termo a1 -                   a1 = a1 + 0r
                                                      Segundo termo a2 -                 a2 = a1 + 1r
                                                      Terceiro termo a3 -                   a3 = a1 + 2r
                                                      Quarto termo a4  -                     a4 = a1 + 3r
                                                      Enésimo termo an -                    an= a1+ (n-1)r
Observando que o coeficiente r em cada igualdade é uma unidade inferior ao índice do termo considerado, obtivemos a fórmula do termo geral:
an= a1+ (n-1).r              Restrição: n Є N*
onde:
an= termo geral a1= primeiro termo n= número de termos
r= razão                          Também : a2-a1= a3-a2=an- an-1= r
Classificação das Progressões Aritméticas:
P.A. Crescente: Uma P.A. é crescente, se, e somente se, cada termo, a partir do segundo, é maior que o termo precedente. Uma condição necessária e suficiente para que uma P.A. seja crescente é que sua razão r seja positiva r > 0. Exemplo: (2,4,6,8,...) é uma P.A. crescente de razão 2.
P.A. Decrescente: Uma P.A. é decrescente se, e somente se, cada termo, a partir do segundo, é menor que o termo precedente. Uma condição necessária e suficiente para que uma P.A. seja decrescente é que sua razão r seja negativa r < 0. Exemplo: (12,8,4,0,...) é uma P.A. Decrescente de razão -4.
P.A. Constante: Uma P.A. é constante se,e somente se, todos os seus termos são iguais entre si. Uma condição necessária e suficiente para que a P.A. Seja constante é que sua razão r seja zero (r = 0).
8)       Verifique quais seqüências abaixo formam uma P.A.; determine a razão r dessas seqüências e classifique-as em crescente, decrescente ou constante:
                     a) (5,7,9,...)                  b) (3,11,2,1)                        c) (12,8,4,...)                       d) (2,2,2,...)                          e) (-35,-30,-25...)
9)       Um aluno esqueceu-se de pagar a parcela da compra de seu aparelho de celular. Verificou então que haveria uma pequena multa pelo atraso, a qual deveria ser paga da seguinte forma: no primeiro dia após o vencimento, a multa seria de 1% sobre o valor da parcela e a cada dia, a partir do segundo dia seriam acrescidos o mesmo valor fixo. Qual será o valor pago por nosso colega ao pagar sua dívida com 15 dias de atraso sabendo que ele adquiriu seu celular 4G em uma promoção de apenas dez parcelas de R$ 80,00?
10)Determine o 20º elemento e a soma dos termos da seguinte progressão aritmética: (2, 7, 12, 17,...).
11)Um ciclista percorre 40 km na primeira hora; 34 km na segunda hora, e assim por diante, formando uma progressão aritmética. Quantos quilômetros percorrerá em 6 horas?
12)Determine o décimo segundo termo da P.A. (3,5,7,…)
13) Assista a Video-Aula: Progressão Aritmética PA : Introdução -  https://www.youtube.com/watch?

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