sexta-feira, 1 de maio de 2020

Língua Portuguesa - Profª Tatiane





      OBJETIVO: orientar seus estudos durante o período de suspensão de aulas.

CONTEÚDOS:
        Leitura e interpretação textual: Conto “Ideias do Canário” -Machado de Assis Caderno do aluno p. 92 a 99
        Dissertação Escolar: Atividade impressa.
        Anúncio institucional: Atividade impressa.

DISSERTAÇÃO

Durante as aulas você aprendeu que dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto. É discutir ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende. Dissertar é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nosso posicionamento diante dela.
Desenvolvemos uma dissertação quando conceituamos uma ideia, discutimos uma questão, criticamos, explicamos ou justificamos um assunto. A dissertação é um exercício cotidiano, utilizado toda vez que se discute com alguém, tentando fazer valer uma opinião sobre qualquer assunto, como por exemplo, futebol.

      ARGUMENTAÇÃO

Você também já sabe que argumentar é convencer ou tentar convencer alguém (ouvinte ou leitor) através de apresentação de razões ou motivos (que são argumentos), usando provas baseadas num raciocínio coerente.
Diante de um assunto proposto, você pode concordar ou contestar, usando argumentos para isso. Pode-se ter como objetivo defender uma tese, ou seja, seu ponto de vista acerca de determinado tema.
Vamos relembrar a estrutura de uma dissertação?
- Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara e objetiva o assunto que será tratado neste momento pode-se formular uma tese.
- Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias, pontos de vista, conceitos, informações serão desenvolvidos.

       - Conclusão: Este é o momento final do texto e deve expor uma avaliação final do assunto discutido.

Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as, portanto, não são isoladas.

1.    Considerando os temas propostos, faça o levantamento de ideias sobre eles:

a)   Problemas no sistema de saúde brasileiro

          CAUSAS                                                            CONSEQUÊNCIAS

b)   Avanço do Coronavírus no mundo:  

     CAUSAS                                                           CONSEQUÊNCIAS

c)   Viagens em tempos de pandemia:

            PRÓS                                                                      CONTRAS

d)   Suspensão de aulas como combate ao coronavírus.

               PRÓS                                                                    CONTRAS

2. Para cada um dos temas, elabore um parágrafo com uma causa e outro com uma consequência. Primeiramente faça uma frase afirmativa e, em seguida, procure explicá-la refletindo sobre os possíveis “porquês” de sua afirmação.


          Assunto: Descaso de jovens diante dos mais velhos em tempos de pandemia

a)        Causa:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)             Consequência:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

      Assunto: O aumento de casos de infecção por coronavírus no Brasil

a)        Causa:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)        Consequência:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Considerando suas anotações nos exercícios anteriores, elabore um parágrafo como conclusão para as ideias apresentadas:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ANÚNCIOS INSTITUCIONAIS
Durante as aulas você aprendeu que os anúncios institucionais têm como finalidade propagar uma ideia, convencer o leitor a adotar um comportamento.

Leia o texto a seguir.
Agora responda:

1. Qual é o público que essa peça publicitária visa atingir?

_________________________________________________________________________

2. Quem é o responsável pelo anúncio?
_________________________________________________________________________

3. Atente para o texto verbal do anúncio.
a) Transcreva os verbos. Em que modo eles foram empregados? Justifique esse emprego.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Ainda que não atenda “ao padrão” dos anúncios que estudamos e que vemos no dia a dia, o texto abaixo também tem intenção de persuadir o leitor.


1. Qual a ideia defendida pelo autor do texto? O que o levou a produzi-lo?
_________________________________________________________________________
2. Quais recursos (verbais e não verbais) são utilizados com o objetivo de persuadir o leitor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Ainda que não esteja explícito no texto, é possível deduzir o tema abordado pelo seu autor. Como você identificou essa informação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora é sua vez! Elabore uma campanha (anúncio institucional) que valorize a solidariedade, o cuidado individual e coletivo como meio de prevenção e combate ao coronavírus. Lembre-se que, mais do que propagar uma ideia, você deve convencer o leitor a adotar um comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário