⮚
OBJETIVO: orientar seus estudos durante o
período de suspensão de aulas.
CONTEÚDOS:
⮚
Leitura e interpretação textual:
Conto “Ideias do Canário” -Machado de Assis Caderno do aluno p. 92 a 99
⮚
Dissertação Escolar: Atividade impressa.
⮚
Anúncio institucional: Atividade impressa.
DISSERTAÇÃO
Durante
as aulas você aprendeu que dissertar é expor
ideias a respeito de um determinado assunto. É discutir ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e
convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende. Dissertar
é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nosso posicionamento diante dela.
Desenvolvemos
uma dissertação quando conceituamos uma ideia, discutimos uma questão,
criticamos, explicamos ou justificamos um assunto. A dissertação é um exercício
cotidiano, utilizado toda vez que se discute com alguém, tentando fazer valer
uma opinião sobre qualquer assunto, como por exemplo, futebol.
ARGUMENTAÇÃO
Você
também já sabe que argumentar é convencer
ou tentar convencer alguém (ouvinte ou leitor) através de apresentação de razões ou motivos (que são argumentos),
usando provas baseadas num
raciocínio coerente.
Diante
de um assunto proposto, você pode concordar ou contestar, usando argumentos
para isso. Pode-se ter como objetivo defender uma tese, ou seja, seu ponto de vista acerca de determinado tema.
Vamos relembrar a estrutura de uma dissertação?
-
Introdução: A introdução deve apresentar de maneira clara e
objetiva o assunto que será tratado neste momento pode-se formular uma tese.
-
Desenvolvimento: É a parte do texto em que as ideias,
pontos de vista, conceitos, informações serão desenvolvidos.
- Conclusão: Este é o momento final do texto e deve
expor uma avaliação final do assunto discutido.
Cada uma dessas partes se relacionam umas com as outras, seja preparando-as ou retomando-as,
portanto, não são isoladas.
1. Considerando os
temas propostos, faça o levantamento de ideias sobre eles:
a) Problemas no sistema de saúde
brasileiro
CAUSAS
CONSEQUÊNCIAS
![]() |
![]() |
b)
Avanço
do Coronavírus no mundo:
CAUSAS
CONSEQUÊNCIAS
![]() |
![]() |
c) Viagens em tempos de pandemia:
PRÓS
CONTRAS
![]() |
![]() |
d) Suspensão de aulas como combate ao
coronavírus.
PRÓS
CONTRAS
![]() |
![]() |
2. Para cada um
dos temas, elabore um parágrafo com uma causa e outro com uma consequência. Primeiramente faça uma frase afirmativa
e, em seguida, procure
explicá-la refletindo sobre os possíveis “porquês” de sua afirmação.
Assunto: Descaso de jovens diante dos
mais velhos em tempos de pandemia
a)
Causa:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Consequência:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assunto: O aumento de casos de infecção
por coronavírus no Brasil
a)
Causa:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Consequência:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Considerando suas anotações nos exercícios
anteriores, elabore um parágrafo como conclusão para as ideias apresentadas:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANÚNCIOS
INSTITUCIONAIS
Durante as aulas você aprendeu que
os anúncios institucionais têm como finalidade propagar uma ideia, convencer o
leitor a adotar um comportamento.
Leia
o texto a seguir.
Agora
responda:
1. Qual é o público que essa peça
publicitária visa atingir?
_________________________________________________________________________
2. Quem é o responsável pelo
anúncio?
_________________________________________________________________________
3. Atente para o texto verbal do
anúncio.
a) Transcreva os verbos. Em que modo
eles foram empregados? Justifique esse emprego.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ainda que não atenda “ao padrão” dos anúncios
que estudamos e que vemos no dia a dia, o texto abaixo também tem intenção de
persuadir o leitor.
1.
Qual a ideia defendida pelo autor do texto? O que o levou a produzi-lo?
_________________________________________________________________________
2.
Quais recursos (verbais e não verbais) são utilizados com o objetivo de
persuadir o leitor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Ainda que não esteja explícito no texto, é possível
deduzir o tema abordado pelo seu autor. Como você identificou essa informação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora
é sua vez! Elabore uma campanha (anúncio institucional) que valorize a
solidariedade, o cuidado individual e coletivo como meio de prevenção e combate
ao coronavírus. Lembre-se que, mais do que propagar uma ideia, você deve
convencer o leitor a adotar um comportamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário