segunda-feira, 11 de maio de 2020

Biologia- Profª Maria Emília



BIOLOGIA- ATIVIDADE 2      PROFª. MARIA EMILIA RODRIGUES
11/05/2020 - 1ªSÉRIE - E.M
Tema: Bioacumulação
Assistir o seguinte Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=p3CJ_lx1LYk
01.(enem) A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos. Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal? (A) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos. (B) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal. (C) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos. (D) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas. (E) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.

02. Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude do(a):
a)   aumento de nutrientes na água.
b)  morte de algas.
c)   dificuldade de captar oxigênio.
d)  processo de eutrofização.
e)   chegada de novas espécies invasoras.
03. As pilhas e baterias utilizadas atualmente contêm metais pesados, tais como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel. Esses metais são potencialmente perigosos à saúde humana, devido à característica bioacumulativa que apresentam.
A bioacumulação de metais pesados é verificada ao longo da cadeia alimentar cuja contaminação é maior quanto maior for o nível trófico analisado.
a)   em maior concentração na base da cadeia alimentar, ocorrendo sua dissipação eredução no topo da cadeia.
b)  nos consumidores primários que metabolizam esses metais em seus tecidos.
c)   nos organismos autótrofos fotossintetizantes, em função da absorção direta pelas raízes.
d)  nas excretas nitrogenadas dos animais, devido à eliminação desses metais pelosistema urinário.
04. (PASUSP/2009) O inseticida DDT, de uso proibido no Brasil, é acumulado ao longo das cadeias alimentares, sendo absorvido pelos produtores, passando para os consumidores primários, desses para os consumidores secundários e assim por diante. Após a utilização ilegal de DDT, em uma plantação, foi avaliada a porcentagem da substância acumulada na cadeia alimentar a seguir:
alfaces --> insetos --> sapos
Espera-se obter a menor e a maior concentração de DDT, respectivamente, em:

a)   alfaces e insetos.
b)  sapos e insetos
c)   insetos e sapos.
d)  insetos e alfaces.
e) alfaces e sapos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário