segunda-feira, 4 de maio de 2020

Língua Portuguesa- Profª Tatiane


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
SÉRIE: 1ª Série
PROFESSOR: Tatiane
CONTEÚDO: leitura e interpretação
HORAS/AULA: 5 H/A
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 28/4/2020
DATA DE ENTREGA: 04/05/2020


OBJETIVO DA AULA: Estratégias de Leitura e Textualização; Aspectos linguísticos específicos da construção da textualidade"

JUSTIFICATIVA: Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não-verbal presente em textos literários.


Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?

1
28/04
Realizar a leitura e cópia no caderno do texto sobre Linguagem verbal e não verbal
No caderno
2
29/04
Realizar as atividade de Interpretação das charges sobre o COVID-19 (Coronavírus)
No caderno
2
30/04
Produzir ou fazer cópia de uma charge sobre o COVID-19
No Caderno

Atividade 1
LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO-VERBAL
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal!
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

Atividade 2
Explorando charges sobre Coronavírus



01) O que a charge acima critica? Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
02) Retire da charge uma interjeição, explicando o que ela exprime:
03) Que palavra da fala do homem apresenta dois sentidos? 
04) Explique esses dois sentidos possíveis para a tal palavra: 
05) O que deu a pista de um dos sentidos?
06) Na charge existe linguagem verbal, não-verbal ou ambas? Comente: 




07) Por que o aluno não escuta o professor? 
08) O que fazer para solucionar essa problemática? 
09) O que a charge denuncia? Você acha que é essa a realidade da maioria dos alunos ou de uma minoria? Explique: 
10) Copie da charge um vocativo: 
11) Por que há esse distanciamento entre professor e aluno? 




12) Que crítica social encontra-se presente na charge acima?
13) Qual o comportamento do idoso nela retratado? Você acha que ele representa uma maioria? 
14) Qual o sujeito de "Ninguém manda em mim!"? Classifique-o, justificando sua resposta:
15) Copie da charge um vocativo, explicando seu raciocínio:
16) Que sentimento o idoso demonstra sentir? E o Coronavírus? 
17) Transcreva da charge marcas de oralidade:
18) Justifique o emprego do verbo no imperativo na charge acima:

19) Quais são os dois perigos ali citados? O que você tem feito para se livrar dos dois? 
20) Em que caso o verbo LAVAR está sendo usado no sentido denotativo? Por quê? 
21) Explique o que significa a expressão "lavar a alma": 

22) Por que o "noticiário está 100% infectado"? 
23) Você acha que a mídia tem exagerado em algumas notícias ou tem apenas cumprido a função dela? Explique seu ponto de vista: 
24) Crie uma fala para a mulher presente na charge: 
25) Elabore também uma fala para a própria televisão: 
26) Que crítica é feita na charge em questão? 



27) Copie da charge acima todos os vocativos, aproveitando para colocar todas as vírgulas que faltaram: 

28) Que crítica está contida em tal charge?
29) Por que os balões estão tracejados? O que isso indica? 
30) Você acha que a pandemia alterou muito os hábitos familiares? Justifique sua resposta:

31) Circule na charge acima um vocativo:
32) No que reside o humor em tal charge? Você acha isso um certo exagero?

Atividade 3:
Produzir uma charge sobre o Coronavírus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário