ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Língua Portuguesa
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SÉRIE: 1ª Série
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PROFESSOR: Tatiane
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CONTEÚDO: leitura e interpretação
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HORAS/AULA: 5 H/A
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 28/4/2020
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DATA DE ENTREGA: 04/05/2020
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OBJETIVO DA AULA: Estratégias
de Leitura e Textualização; Aspectos linguísticos específicos da construção da
textualidade"
JUSTIFICATIVA:
Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não-verbal presente em
textos literários.
Nº
aulas
Nº
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
1
28/04
Realizar
a leitura e cópia no caderno do texto sobre Linguagem verbal e não verbal
No
caderno
2
29/04
Realizar
as atividade de Interpretação das charges sobre o COVID-19 (Coronavírus)
No
caderno
2
30/04
Produzir
ou fazer cópia de uma charge sobre o COVID-19
No
Caderno
Atividade 1
LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM
NÃO-VERBAL
O que é linguagem? É
o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora,
a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas
também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou
escrita, não é verdade?
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal!
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!
Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal!
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Atividade 2
Explorando charges sobre
Coronavírus
01) O que a charge acima critica?
Você concorda com ela? Justifique sua resposta:
02) Retire da charge uma
interjeição, explicando o que ela exprime:
03) Que palavra da fala do homem
apresenta dois sentidos?
04) Explique esses dois sentidos
possíveis para a tal palavra:
05) O que deu a pista de um dos
sentidos?
06) Na charge existe linguagem
verbal, não-verbal ou ambas? Comente:
07) Por que o aluno não escuta o
professor?
08) O que fazer para solucionar
essa problemática?
09) O que a charge denuncia? Você
acha que é essa a realidade da maioria dos alunos ou de uma minoria?
Explique:
10) Copie da charge um
vocativo:
11) Por que há esse
distanciamento entre professor e aluno?
12) Que crítica social
encontra-se presente na charge acima?
13) Qual o comportamento do idoso
nela retratado? Você acha que ele representa uma maioria?
14) Qual o sujeito de
"Ninguém manda em mim!"? Classifique-o, justificando sua resposta:
15) Copie da charge um vocativo,
explicando seu raciocínio:
16) Que sentimento o idoso
demonstra sentir? E o Coronavírus?
17) Transcreva da charge marcas
de oralidade:
18) Justifique o emprego do verbo
no imperativo na charge acima:
19) Quais são os dois perigos ali
citados? O que você tem feito para se livrar dos dois?
20) Em que caso o verbo LAVAR
está sendo usado no sentido denotativo? Por quê?
21) Explique o que significa a
expressão "lavar a alma":
22) Por que o "noticiário
está 100% infectado"?
23) Você acha que a mídia tem
exagerado em algumas notícias ou tem apenas cumprido a função dela? Explique
seu ponto de vista:
24) Crie uma fala para a mulher
presente na charge:
25) Elabore também uma fala para
a própria televisão:
26) Que crítica é feita na charge
em questão?
27) Copie da charge acima todos
os vocativos, aproveitando para colocar todas as vírgulas que faltaram:
28) Que crítica está contida em
tal charge?
29) Por que os balões estão
tracejados? O que isso indica?
30) Você acha que a pandemia
alterou muito os hábitos familiares? Justifique sua resposta:
31) Circule na charge acima um
vocativo:
32) No que reside o humor em tal charge? Você acha isso um certo exagero?
32) No que reside o humor em tal charge? Você acha isso um certo exagero?
Atividade 3:
Produzir uma charge sobre o
Coronavírus
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