quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A palavra poética 12 a 16/10

E.E. Prof João Pedro do Nascimento

Atividade de Língua Portuguesa e Literatura - 12 a 16/10

Professora: Tatiane V. Cardoso Barbosa

Objetivo da aula: Promover a leitura de poemas e a sensibilização ao texto poético, estimulando a percepção dos efeitos de sentido produzidos pela linguagem poética.

Habilidade: Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário com os contextos de produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes situações, chamada aqui de habilidade essencial. 

A palavra poética

Você costuma ler ou assistir a jornais?

Por quais meios de comunicação você costuma se manter informado?

O que é necessário para que uma notícia ou uma reportagem sejam consideradas de qualidade?

Qual a diferença entre um texto literário e uma notícia?

Qual a diferença entre um texto literário e uma notícia?

Quais assuntos podem ser tratados em textos poéticos?

Qual a diferença entre utilizar a palavra “animal” e a palavra “bicho” em determinada frase?

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Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu deus! era um homem.


BANDEIRA, M. O Bicho. In: ABREU, A. R. et al. Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000, p. 37.

Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000588.pdf. Acesso em: 27 maio 2020. Observação: formatação mantida conforme fonte. Aprender Sempre, 2020. Língua Portuguesa, 1º ano Ensino Médio, vol. 3. p. 5.

Nas primeiras estrofes do poema, há a descrição da presença de um bicho. Que bicho é esse?

O que a expectativa criada a partir da descrição do bicho causa no leitor?

A revelação sobre o bicho causa qual efeito no eu lírico? Comprove com elementos do texto.

[...]

Quando achava alguma coisa

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

[...]

Por que, em sua opinião, o homem, ao encontrar alguma coisa, não a examinava nem cheirava?

[...]

Quando achava alguma coisa

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

[...]

Levante hipóteses. Por que o eu lírico utiliza a palavra “coisa” nesta estrofe?


O poema foi publicado em 1947. Ele ainda é um poema atual? Por quê?

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A rede estadual de São Paulo, desde 2014, desenvolve o Projeto Mediação e Linguagem, no qual estudantes do ensino fundamental e médio produzem vídeos e animações. Vamos assistir ao vídeo a seguir, feito por estudantes da Escola Castro Alves a partir do poema “O bicho”. Nome do canal. Projeto Mediação e Linguagem, 2018. O bicho. Manuel Bandeira. 



Em sua opinião, o que leva pessoas a condições como as em que a personagem do poema se encontra?

Qual diferença de linguagem teria de ocorrer se este poema fosse uma notícia de jornal?

Qual a função social de uma notícia com o mesmo conteúdo deste poema de Manuel Bandeira?

Qual a função social de poemas como este de Manuel Bandeira?

Qual a função social de poemas como este de Manuel Bandeira?

O poema “O bicho” descreve uma cena. Cada estrofe corresponde a um aspecto dessa cena. Crie uma tira narrativa com 4 quadros (1 para cada estrofe). Não utilize balões de fala, somente imagens. Utilize o espaço indicado da página 7 do Caderno Aprender Sempre, Vol. 3, seu caderno ou o material que você achar adequado. 

Assista a aula do dia 15/10


Até a próxima aula: “ENTRE A POESIA E A MÚSICA”.


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