terça-feira, 22 de setembro de 2020

Sociologia Pro André Luiz Cosmo

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ EE PROF. JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO – APIAI/SP

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

SÉRIE:1º ANO A

PROFESSOR:ANDRÉ LUIZ COSMO

CONTEÚDO Relativismo e etnocentrismo

HORAS/AULA:02

PERÍODO: DATA DE ENVIO:22/09/2020

QUARTA-FEIRA- QUINTA-FEIRA

DATA DE ENTREGA:30/09/2020

QUARTA-FEIRA- QUINTA-FEIRA

 

Habilidade: Compreender que a humanidade só existe na diferença.

 

OBJETIVO DA AULA: Compreender que a humanidade só existe na diferença.

 

Reflita!

 

 

“O homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu”.  (Clifford Geertz)

 


Domínio da diferença

   

      Vivemos em uma rede tecida por relações simbólicas: o tecido é a cultura.

      A cultura é uma característica do ser humano como ser social.

      Longe de formar uma cultura única, a humanidade é feita de grandes diferenças culturais entre territórios, história, língua, arte, crenças, hábitos e comportamentos.

      Por meio da cultura se estabelece uma relação entre os indivíduos e a sociedade.

      É fundamental conhecer o passado, ou seja, a herança cultural de uma sociedade para entender a diversidade cultural presente em um povo.


Problemática essencial: a diferença

É fato que a cultura nos une enquanto seres humanos. Ela também nos caracteriza como indivíduos DIFERENTES. Não existe ser humano fora da cultura. Todo ser humano é parte de uma cultura.

Também sabemos: não existe uma cultura “universal”, igual para todos os seres humanos.

Nossa cultura:

      Comer arroz e feijão.

      Em outras culturas:

      Em culturas andinas, o milho é a base da alimentação.

      Em muitas sociedades, a cor da roupa da noiva não é o branco.

      Casar de branco.

Exercício

Como exercício, reflita sobre o que cada uma das cores a seguir pode usualmente simbolizar no Brasil.

1)    Amarelo. 

2)    Vermelho.

3)    Preto.                         

4)    Branco.          

5)    Verde.








Pergunta

O que é mais comum: pensar que existe uma “cultura melhor que a outra” ou valorizar as diferenças culturais?







Etnocentrismo e relativismo

Relação com as diferenças culturais. Um queremos evitar e o outro queremos construir.

Etnocentrismo:

      Grupos e pessoas que consideram que sua cultura é  SUPERIOR em relação a outras culturas.

      A sua comida é melhor, povo e modo de viver são melhores.

      Superior e dominador.

      Ex.: xenofobia, racismo e preconceitos.

      Relativismo cultural:

      Postura de se colocar no lugar do outro sem julgá-lo.

      Entender a diferença do outro.

      Para Franz Boa, não existem culturas melhores ou piores, superiores ou inferiores, e nenhuma serve de modelo para a outra.

      É uma postura violenta que não devemos ter.

 

O relativismo cultural

      O relativismo cultural possibilita um maior afastamento dos preconceitos, da discriminação e da intolerância, sendo o oposto do etnocentrismo, tão presente em nossa sociedade e tão violento contra as diferenças.

      Já o etnocentrismo é o comportamento segundo o qual você avalia os outros povos a partir de sua própria cultura. O problema do etnocentrismo é que ele não nos permite compreender como os outros pensam, já que de antemão eu julgo os outros conforme os meus padrões, de acordo com os valores e as ideias partilhados pela minha cultura.

      Para os relativistas, é impossível afirmar que exista apenas uma concepção de “bom”, “belo”, “gostoso” de uma maneira que seja “universal” para todas as culturas e não seja violenta com a diversidade.

Aprendizados humanos

Por que é tão difícil para nós nos colocarmos no lugar do outro? Por que até hoje nós confundimos diferença com inferioridade? Por que ao olhar alguém que se veste diferente e tem hábitos diferentes a nossa tendência é achá-lo inferior?


Como, a partir do relativismo, devemos tratar certas tradições que geram violações de direitos humanos, por exemplo, a situação das mulheres em países muçulmanos como os Emirados Árabes, ou a circuncisão de meninos ou meninas por motivos religiosos?

Aprendizados humanos


 

A metáfora dos trens

Claude Lévi-Strauss é um dos mais importantes antropólogos do século XX. Ele escreveu um artigo chamado Raça e história, em que criticava a ideia de raça e o etnocentrismo entre os povos, além de outros pontos.

Para falar sobre a ideia de que existiriam culturas que não se moveriam ou se transformariam e sobre o etnocentrismo, ele deu o exemplo do viajante do trem: imaginem que cada cultura é um trem e nós somos os passageiros.  Nós olhamos o mundo a partir do nosso trem.

Mas os trens caminham em direções opostas, em diferentes velocidades. Um viajante verá de modo diverso um trem que vai no sentido contrário, um trem que ultrapasse o seu ou outro que caminhe em uma outra direção.

 





A metáfora dos trens

Qual é o trem que nós podemos olhar melhor?

Aquele que caminha na mesma direção que o nosso e na mesma velocidade, ou seja, de forma paralela.

Mas, se cada trem é uma cultura, sabemos que as culturas não caminham todas na mesma direção nem na mesma velocidade. Umas caminham mais rápido, outras caminham em direções quase opostas. As culturas possuem formas diferentes de observar o mundo. Cada uma tem o seu caminho, a sua direção e a sua velocidade. Se uma nos parece parada, isso ocorre porque não conseguimos compreender o sentido do seu desenvolvimento. É aquela que caminha paralela à nossa que nos permite a melhor observação, e que nos fornece a autoidentificação. Mas quem é que pode dizer qual é a melhor direção? O caminho mais avançado? Será que o que parece parado para nós está realmente parado? Como saber?




Relativizando nosso olhar

De qual prato você gosta mais? Existe um que seja “superior”?


  


 

Reflita!

“O domínio da vida social é essencialmente o domínio da diferença.” Marcel Mauss



Perguntas

Como não nos fecharmos em preconceitos?

Como nos manter abertos para a diversidade cultural?


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