DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE PROF. JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO – APIAI/SP
ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
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DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA |
SÉRIE:1º
ANO A |
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PROFESSOR:ANDRÉ
LUIZ COSMO |
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CONTEÚDO: Reconhecer
que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação
entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais
ele interage e participa da vida em sociedade. |
HORAS/AULA:02 |
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PERÍODO:
DATA DE ENVIO:08/09/2020 QUARTA-FEIRA- QUINTA-FEIRA |
DATA DE
ENTREGA:18/09/2020 QUARTA-FEIRA- QUINTA-FEIRA |
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OBJETIVO DA AULA: Reconhecer que a construção identitária é um
processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja,
dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em
sociedade.
JUSTIFICATIVA:ATIVIDADE SEMANAL 3º BIMESTRE
Entender como a sociedade influencia o
indivíduo e como este influencia a sociedade.
Desenvolver a percepção de que a construção da
identidade é processual e acontece por toda a vida.
REFLITA
IDENTIDADE:CONSTRUÇÃO CONTINUA
• Até o momento foi possível entender que OS
SERES HUMANOS SÓ EXISTEM COMO SERES SOCIAIS e que, para tanto, eles passam – ao
longo de toda a vida – por socializações, instituições sociais, grupos sociais,
relações sociais, interações sociais e influência de diferentes meios de
comunicação por meio dos quais os sujeitos interagem e participam da vida em
sociedade.
• O
produto da relação entre sociedade e indivíduos é chamado de identidade social.
• A
construção identitária é um processo que nunca acaba e que vem da relação entre
indivíduo e sociedade, ou seja, a identidade social é sempre vista como
transitória. Muda em todas as etapas da vida (infância, juventude, maturidade),
a cada nova experiência e escolha.
IDENTIDADE
A construção da identidade de um indivíduo
ocorre na interseção entre as experiências vivenciadas, por meio das suas
trajetórias, e as identidades atribuídas por outros com quem esse indivíduo se
relaciona. Há que considerar também a identidade almejada pelo indivíduo,
aquela que pertence ao seu universo subjetivo. Nessa interseção, ocorre a
constituição da identidade, como um processo dinâmico em que ocorre o diálogo
entre as partes identificadas, configurando e caracterizando resultados de
forma articulada. Nessa perspectiva, a identidade de um indivíduo é um processo
singular e não pode ser entendida como produto de processos preconcebidos.
IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO CONTINUÁ DO EU
Para Stuart Hall, a identidade contém tanto
aquilo que escolhemos como aquilo que não escolhemos. Por exemplo, não
controlamos a experiência de ser negro e as possíveis discriminações que
vivemos.
Experiências/escolhas/ práticas
•
Família
•
Amigos
•
Estilo
•
Lazer
•
Escola
•
Religião
•
Política
•
Profissão
Não escolhemos tudo em nossa identidade
•
Passado
•
País
•
Cultura
•
Língua
•
Classe
•
Sexo
•
Sexualidade
Somos autores e personagens na
construção contínua da nossa identidade. O meu nome, ao mesmo tempo que é um
marcador de identificação, foi escolhido por meus pais. Portanto, é individual
e social ao mesmo tempo.
PAPEL E IDENTIDADE:
Segundo Peter Berger, usando a linguagem do
teatro, do qual se derivou o conceito de papel, podemos dizer que a sociedade
proporciona o script (roteiro) para todos os personagens. Por
conseguinte, tudo quanto os atores têm a fazer é assumir os papéis que lhes
foram distribuídos antes de levantar o pano. Desde que desempenhem seus papéis
como estabelecido no script, o drama social pode ir adiante como
planejado. O papel oferece o padrão segundo o qual o indivíduo deve agir na
situação. Tanto na sociedade quanto no teatro, variará a exatidão com que os
papéis fornecem instruções ao ator.
Nunca somos, sempre estamos. Nossa identidade
não é imutável. Trajetórias diferentes geram identidades diferentes. Mesmo
vivendo na mesma casa, sendo filhos dos mesmos pais, irmão gêmeos possuem
identidades diferentes porque suas vivências são diferentes. Concebê-la como um
processo significa justamente isto: entender que a construção da identidade de
uma pessoa só acaba com a sua morte. À medida que ela passa por diferentes
situações (criança, jovem, adulto, filho, mãe, pai, avó, avô, aposentado, desempregado,
empregado, empregador, entre outras), vai incorporando diferentes papéis e
atitudes diante da vida, do mundo e de si mesma.
PERSONAS SOCIAIS
O papel social é um conceito da
Sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade.
O papel social agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres
de cada indivíduo na estrutura social, os quais determinarão diversos padrões
sociais.
Nós somos muitos, por exemplo, uma MULHER,
NEGRA, PROFESSORA, MÃE e SINDICALIZADA.
•
Mulher
•
Negra
•
Professora
•
Mãe
•
Militante
sindical
•
Filha
•
Irmã
•
[...]
A intersecional idade é pensada como
uma categoria teórica que focaliza múltiplos sistemas de opressão, em
particular, articulando raça, gênero e classe.
PERGUNTA
Por que pode ser um problema a forma como eu
me vejo não ser igual à forma como os outros me veem?
IDENTIDADE
Eu me construo na relação com o OUTRO. Por
meio da RELAÇÃO COM O OUTRO, ao me DIFERENCIAR DESSE OUTRO, eu me percebo como
eu e o outro se percebe em relação a mim. É resultado das nossas interações,
escolhas e história que continuamos construindo a nossa identidade a cada nova experiência.
PERGUNTA
No período que vai do dia em que vocês
nasceram até o dia de hoje, alguma coisa mudou na vida de vocês? O quê? Vocês
poderiam dar alguns exemplos? Alguém aqui já mudou de casa? Alguém já mudou de
escola? Veio de outra cidade? Passou a frequentar uma igreja/religião
diferente? Conheceu novas pessoas? Fez viagens?
O pai, mãe ou responsável deverá acompanhar se o filho está fazendo as atividades.
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