terça-feira, 22 de setembro de 2020

Sociologia Pro André Luiz Cosmo

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ EE PROF. JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO – APIAI/SP

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

SÉRIE:1º ANO A

PROFESSOR:ANDRÉ LUIZ COSMO

CONTEÚDO: Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade.

HORAS/AULA:02

PERÍODO: DATA DE ENVIO:08/09/2020

QUARTA-FEIRA- QUINTA-FEIRA

DATA DE ENTREGA:18/09/2020

QUARTA-FEIRA- QUINTA-FEIRA

 

OBJETIVO DA AULA: Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e participa da vida em sociedade.

 

JUSTIFICATIVA:ATIVIDADE SEMANAL 3º BIMESTRE

Entender como a sociedade influencia o indivíduo e como este influencia a sociedade.

Desenvolver a percepção de que a construção da identidade é processual e acontece por toda a vida.

REFLITA

Quem eu sou em relação aos outros? Quem são os outros em relação a mim? Como o meu entorno interfere em mim? O que eu absorvo das pessoas a minha volta? O que eu recebo que forma a minha identidade?


IDENTIDADE:CONSTRUÇÃO CONTINUA

      Até o momento foi possível entender que OS SERES HUMANOS SÓ EXISTEM COMO SERES SOCIAIS e que, para tanto, eles passam – ao longo de toda a vida – por socializações, instituições sociais, grupos sociais, relações sociais, interações sociais e influência de diferentes meios de comunicação por meio dos quais os sujeitos interagem e participam da vida em sociedade.

       O produto da relação entre sociedade e indivíduos é chamado de identidade social.

       A construção identitária é um processo que nunca acaba e que vem da relação entre indivíduo e sociedade, ou seja, a identidade social é sempre vista como transitória. Muda em todas as etapas da vida (infância, juventude, maturidade), a cada nova experiência e escolha.

IDENTIDADE

 

A construção da identidade de um indivíduo ocorre na interseção entre as experiências vivenciadas, por meio das suas trajetórias, e as identidades atribuídas por outros com quem esse indivíduo se relaciona. Há que considerar também a identidade almejada pelo indivíduo, aquela que pertence ao seu universo subjetivo. Nessa interseção, ocorre a constituição da identidade, como um processo dinâmico em que ocorre o diálogo entre as partes identificadas, configurando e caracterizando resultados de forma articulada. Nessa perspectiva, a identidade de um indivíduo é um processo singular e não pode ser entendida como produto de processos preconcebidos.

IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO CONTINUÁ DO EU

Para Stuart Hall, a identidade contém tanto aquilo que escolhemos como aquilo que não escolhemos. Por exemplo, não controlamos a experiência de ser negro e as possíveis discriminações que vivemos.

Experiências/escolhas/ práticas

      Família

      Amigos

      Estilo

      Lazer

      Escola

      Religião

      Política

      Profissão

Não escolhemos tudo em nossa identidade

       Passado

       País

       Cultura

       Língua

       Classe

       Sexo

       Sexualidade

Somos autores e personagens na construção contínua da nossa identidade. O meu nome, ao mesmo tempo que é um marcador de identificação, foi escolhido por meus pais. Portanto, é individual e social ao mesmo tempo.

PAPEL E IDENTIDADE:

Segundo Peter Berger, usando a linguagem do teatro, do qual se derivou o conceito de papel, podemos dizer que a sociedade proporciona o script (roteiro) para todos os personagens. Por conseguinte, tudo quanto os atores têm a fazer é assumir os papéis que lhes foram distribuídos antes de levantar o pano. Desde que desempenhem seus papéis como estabelecido no script, o drama social pode ir adiante como planejado. O papel oferece o padrão segundo o qual o indivíduo deve agir na situação. Tanto na sociedade quanto no teatro, variará a exatidão com que os papéis fornecem instruções ao ator.

Nunca somos, sempre estamos. Nossa identidade não é imutável. Trajetórias diferentes geram identidades diferentes. Mesmo vivendo na mesma casa, sendo filhos dos mesmos pais, irmão gêmeos possuem identidades diferentes porque suas vivências são diferentes. Concebê-la como um processo significa justamente isto: entender que a construção da identidade de uma pessoa só acaba com a sua morte. À medida que ela passa por diferentes situações (criança, jovem, adulto, filho, mãe, pai, avó, avô, aposentado, desempregado, empregado, empregador, entre outras), vai incorporando diferentes papéis e atitudes diante da vida, do mundo e de si mesma.

PERSONAS SOCIAIS

O papel social é um conceito da Sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. O papel social agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres de cada indivíduo na estrutura social, os quais determinarão diversos padrões sociais.

Nós somos muitos, por exemplo, uma MULHER, NEGRA, PROFESSORA, MÃE e SINDICALIZADA.

      Mulher

      Negra

      Professora

      Mãe

      Militante sindical

      Filha

      Irmã

      [...]

A intersecional idade é pensada como uma categoria teórica que focaliza múltiplos sistemas de opressão, em particular, articulando raça, gênero e classe.

PERGUNTA

Por que pode ser um problema a forma como eu me vejo não ser igual à forma como os outros me veem?


IDENTIDADE

Eu me construo na relação com o OUTRO. Por meio da RELAÇÃO COM O OUTRO, ao me DIFERENCIAR DESSE OUTRO, eu me percebo como eu e o outro se percebe em relação a mim. É resultado das nossas interações, escolhas e história que continuamos construindo a nossa  identidade a cada nova experiência.




PERGUNTA

No período que vai do dia em que vocês nasceram até o dia de hoje, alguma coisa mudou na vida de vocês? O quê? Vocês poderiam dar alguns exemplos? Alguém aqui já mudou de casa? Alguém já mudou de escola? Veio de outra cidade? Passou a frequentar uma igreja/religião diferente? Conheceu novas pessoas? Fez viagens?

 

 

O pai, mãe ou responsável deverá acompanhar se o filho está  fazendo as atividades.



 


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